Compartilhe
Tamanho da fonte

cadeira nº 9
MARCIO SCAVONE

Patrono: Álvares de Azevedo
Fundador: Venceslau de Queiroz
Aniversário: 8/12/1952
Data de posse: 22/3/2018

Marcio Scavone nasceu em São Paulo em 1952. Filho de Rubens Teixeira Scavone, acadêmico, jurista, escritor e fotógrafo modernista e neto da romancista também acadêmica Maria de Lourdes Teixeira. Na década de 70, foi estudar fotografia em Londres West London University - experiência que deixou marcas profundas no seu olhar ainda em formação. De volta ao Brasil, firmou-se como um dos maiores expoentes na cena da fotografia publicitária do país, acumulando prêmios dentre eles o Leão de Ouro em Cannes e o Grand Clio Award em Nova York.

Sua primeira exposição individual em 1982 aconteceu no Museu de Arte de São Paulo MASP. Nos anos 90 voltou a residir e fotografar na Europa; em Londres e Lisboa, onde seu trabalho pessoal floresce. Publicou então seu primeiro livro
“e Entre a Sombra e a Luz”, com texto do romancista italiano Antonio Tabucchi. Seu segundo livro, “Luz Invisível”, consagrou seus retratos, de celebridades e do homem comum, sua grife reconhecida na fotografia brasileira, com texto do escritor Luiz Fernando Verissimo. Por suas lentes já passaram Oscar Niemeyer, Pelé, Neymar, Fernanda Montenegro, Roberto Burle Marx, Jô Soares, Caetano Veloso, Fernando Henrique Cardoso, Antonio Tabucchi, Rene Burri, Mary Ellen Mark, Gisele Bundchen, Jorge Amado, Tomie Othake, Franz Krajberg e entre outros.

Fotografou ainda para o livro de retratos da Louis Vuitton, “Rebounds”, publicado em Paris em 1999. Figurou como um dos 50 fotógrafos no livro comemorativo de 50 anos das câmeras Hasselblad, Goteburg, Suécia em 1998. Possui obras em importantes coleções como Pirelli/Masp, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e coleções particulares no Brasil e no exterior. Em 2004, sai “A Cidade Ilustrada“ um retrato colorido de sua cinzenta cidade natal, São Paulo, através de seus grafittis com exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 2007 lançou “Viagem à Liberdade”, livro e exposição sobre a presença japonesa em São Paulo que também foi publicado em forma de ensaio na National Geographic Magazine, conquistando o prêmio de melhor texto e foto de matéria gerada fora dos EUA. Em 2008, viaja para Polônia e Israel produzindo os ensaios fotográficos do livro “A Marcha da Vida”. Ainda naquele ano sai o volume 18 da Coleção Senac de Fotógrafos Brasileiros dedicado a sua obra.

Em 2009, figura como editor e autor do livro dos “Cem Anos da Academia Paulista de Letras” com seus 40 retratos dos acadêmicos, e um texto sobre a APL pelo prisma imaginário de seu falecido pai, e textos de José Renato Nalini. Em 2013, publica a obra “São Paulo, olhar os museus, olhar a cidade”, um ensaio fotográfico com quase 200 fotografias e um texto de sua autoria sobre o impacto dos museus na pessoa comum, em parceria com a museóloga Ana Cristina Carvalho. Scavone é palestrante e ministra Workshops em instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, Caixa Cultural, em seu estúdio e em eventos fotográficos de âmbito nacional como o festival de fotografia de Parati, RJ, de Tiradentes, MG, de Canela RS e o Centro de Estudos de Imagem em São Paulo entre outros.

Em 2014, publica “Jerusalém”, foto e texto sobre a mítica cidade. Seu livro de ensaios sobre a fotografia como memória e arte, “Copo de Luz”, será publicado ainda em 2017. Atualmente fotografa um grande projeto de cidades do mundo, com uma visão nova e particular ocupando o espaço metafórico de sua “geografia mental”. Como antecipação do projeto publicou a obra “Esta é Nova York” em 2015. Possui obras e textos em mais de 30 livros coletivos de fotografia. Dentre eles: Laços de Família: - Etnias do Brasil -, Making of Fotografia - Revelações sobre o dia a dia, Fotografia em Revista - FAAP, Fotógrafo, olhar, técnica e trabalho - Senac, Imagens da Fotografia Brasileira Senac, SP 450 anos, Imagens do Parque do Ibirapuera, Encontros com a Fotografia - Coleção Fnac, Arquivo Urbano Jussara Romão, National Geographic 100 Melhores Fotos, The Art Book Brasil Décor Books, 35 Anos de Fotografia Playboy Editora Abril, Retratos do Imaginário de São Paulo Edição Formarte, Ruy Castro Rio Bossa Nova Casa da Palavra, Beach Houses of South America Images Publishing, Rebonds Louis Vuitton-UNICEF.

Para Scavone todo retrato é um autorretrato. Deixamos um pouco de nós mesmos em tudo que criamos. A renomada revista sueca Forum, publicada pelas câmeras Hasselblad assim definiu seu trabalho de retratos: “Scavone é um grand master da técnica, mas alimenta-se de sua sensibilidade para penetrar embaixo da pele de seus retratados.”






voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.