017  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 1  
23/3/2021
AS FRONTEIRAS E SEU SIGNIFICADO
Acadêmico: Celso Lafer

"Fronteiras têm grande importância na vida internacional.  Definem o espaço da competência jurídica e política própria dos estados nacionais."
22/2/2021
BIDEN E A CIÊNCIA
Acadêmico: Celso Lafer

“Conhecimento é poder” enunciou Francis Bacon. Antiga afirmação, que retém plena atualidade. Esta resulta da crescente velocidade com que a ciência e a pesquisa expandem as fronteiras do conhecimento, trazendo mudanças que alteram as condições de vida em escala planetária. Empoderamento digital e vacinas eficazes para conter a Covid-19 são duas ilustrações do alcance da afirmação de Bacon.
21/10/2020
DIPLOMACIA E CONHECIMENTO
Acadêmico: Celso Lafer

Robert Zoellick, ex-presidente do Banco Mundial, acaba de publicar o livro America in the World. Nele, com conhecimento e experiência diplomática, examina o papel da política externa na construção do poderio dos EUA no mundo. Um capítulo é dedicado a Vannevar Bush, por ele qualificado como o “inventor do futuro”.
18/8/2020
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Acadêmico: Celso Lafer

O século XX foi um século de rupturas. Caracterizou-se pelo ineditismo da transposição de barreiras antes tidas como usuais. Nesta linha, a partir da década de 1970 foi ficando evidente que a natureza deixou de ser um dado da permanência da ordem cósmica. Passou a ter o componente de um construído/destruído pela ação humana.
23/6/2020
ÓDIO
Acadêmico: Celso Lafer

O ódio é um sentimento que conduz à aniquilação dos valores. Promove a falta de conexão entre pessoas, isola e desliga, pulveriza e corrói o papel dos indivíduos, como destaca Ortega y Gasset.
9/6/2020
O BRASIL É MUITO MAIOR DO QUE BOLSONARO
Acadêmico: Celso Lafer

O jurista Celso Lafer, 78 anos, foi um personagem de destaque em vários momentos da história brasileira. Coube a ele, por exemplo, organizar a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Além disso, ocupou o cargo de ministro das Relações Exteriores por duas vezes, nos governos de Fernando Collor e de Fernando Henrique Cardoso. Escritor profícuo e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Lafer sempre esteve alinhado com a democracia e com os direitos hum ...
19/5/2020
POLÍTICA EXTERNA BOLSONARISTA
Acadêmico: Celso Lafer

Ações da diplomacia de confronto são desvio incompatível com os ditames constitucionais
19/4/2020
VARIAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS
Acadêmico: Celso Lafer

Não temer o perigo e os seus remédios exige em todos os planos a coragem da liderança.
26/2/2020
LIBERALISMO / LIBERALISMOS
Acadêmico: Celso Lafer

São muitas as referências ao liberalismo na pauta do debate público. Poucas as considerações mais satisfatórias e abrangentes sobre seu alcance como expôs com densidade José Guilherme Merquior em O liberalismo - antigo e moderno (1991).
23/10/2019
ESTRATÉGIA
Acadêmico: Celso Lafer

"A palavra estratégia vem do grego strategós, chefe de um exército, donde o verbo strateguein, comandar um exército. Sua origem é, portanto, de natureza militar. Mas o seu uso alargou-se para outros campos do conhecimento e aplicação, como a política e a economia, na medida em que o fim, o caminho e a vontade são elementos não estritamente militares da estratégia."
25/8/2019
A RELEVÂNCIA DA POLÍTICA AMBIENTAL E A IMAGEM DO BRASIL
Acadêmico: Celso Lafer

" partir da Rio-92 o Brasil tem tido um papel relevante e construtivo em todos os itens da agenda ambiental, inclusive porque neste campo é uma grande potência pois nenhum dos grandes problemas ambientais da mudança climática à biodiversidade - pode ser equacionado sem a participação do Brasil."
17/2/2019
SOBRE A IDENTIDADE INTERNACIONAL DO BRASIL
Acadêmico: Celso Lafer

"O direito ao meio-ambiente ecologicamente equilibrado é um direito de titularidade coletiva do povo brasileiro, e cabe ao poder público defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações nos termos da Constituição (art. 225)."
20/1/2019
A LAICIDADE DO ESTADO
Acadêmico: Celso Lafer

"Um Estado laico diferencia-se de um Estado teocrático, no âmbito do qual o poder religioso e o político se fundem. É o caso da Arábia Saudita e do Irã."
15/7/2018
O DIREITO E SEUS PROBLEMAS
Acadêmico: Celso Lafer

"A Constituição ampliou o acesso à Justiça, que encontrou eco na litigiosidade da sociedade e a multiplicidade de recursos processuais estimula. Daí uma sobrecarga não só do volume, mas da complexidade de demandas com que se confronta o Judiciário."
25/9/2017
HAIA 110 ANOS
Acadêmico: Celso Lafer

Celso Lafer traça a história da Conferêrencia de Paz de Haia que completa 110 anos.
23/8/2017
ARMAS NUCLEARES
Acadêmico: Celso Lafer

"O emprego da bomba em Hiroshima e Nagasaki evidenciou seu potencial de extermínio, impacto devastador do meio-ambiente e terríveis consequências para a vida dos que sobreviveram à catástrofe."
20/11/2016
HANNAH ARENDT, 110 ANOS
Acadêmico: Celso Lafer

O tempo confirmou como são fecundas as trilhas abertas pela reflexão arendtiana
 1  





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.