Compartilhe
Tamanho da fonte


APRENDER COM A HOLANDA
Acadêmico: José Renato Nalini
É a ciência, é a pesquisa, é a tecnologia que pode nos salvar.

Aprender com a Holanda

A Holanda tem cerca de dezessete milhões de habitantes, número menor do que a existente na área conturbada ocupada por São Paulo e algumas das cidades limítrofes. Esta “Grande São Paulo” chega a vinte e dois milhões, praticamente a metade de todos os habitantes do Estado.
Entretanto, enfrentou um desafio: para alimentar todos os holandeses, propôs-se produzir o dobro de alimentos com a metade dos recursos. E conseguiu. É uma das maiores exportadoras de tecnologia agrícola e alimentos.

É pioneira na produção de carne artificial, agricultura vertical, tecnologia de sementes e uso de robótica na ordenha e colheita. E o mais importante: os holandeses focaram a redução do uso de água e de emissão dos gases venenosos causadores do efeito-estufa.

Sua plantação é feita, prioritariamente, em estufas. Usa menos de dois litros de água para produzir meio quilo de tomates, enquanto a média global é superior a cento e cinco litros. Isso resulta do incentivo intensivo em pesquisa. Por isso é que nada menos do que quinze dentre as vinte maiores empresas agroalimentares mantêm centros especializados de pesquisa na Holanda.

As dificuldades climáticas geraram singular fenômeno: um povo eficiente. É o que se traduz por seu cenário exportador. A Holanda é a principal fornecedora mundial de sementes para plantas ornamentais e vegetais. No seu chamado “Vale das Sementes”, desenvolvem-se e se descobrem pioneiras variedades de flores e de outras plantas. O maior gasto de uma das principais empresas é na pesquisa. Tanto que seus responsáveis a definem como uma “empresa de pesquisa”. Por isso consegue lançar, a cada ano, cerca de cento e cinquenta novas variedades de vegetais.

São também líderes na agricultura vertical. As fazendas verticais e de estufa aumentam a produtividade com luzes de LED e suas verduras e legumes são cultivados sem o uso de pesticidas ou herbicidas.

Essa é uma lição a ser aprendida pela agricultura brasileira. Privilegiada com clima que até agora é benéfico, não tem se preocupado com real investimento em pesquisa. Pouco ou nada se faz para economizar água, para migrar rumo a uma cultura de descarbonização, com foco exclusivo na intensificação dos ganhos e mirando apenas a balança comercial e o aumento da exportação.
O mundo precisa de mais juízo, porque já emitiu todos os sinais de exaustão. É a ciência, é a pesquisa, é a tecnologia que pode nos salvar. Vamos aprender com a Holanda.

Publicado no jornal Folha do ABC
Em 27 01 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.