Compartilhe
Tamanho da fonte


RUY OHTAKE E A MORADIA DE GENTE
Acadêmico: José de Souza Martins
Ruy Ohtake engrandeceu sua militância social de intelectual ao libertar a possibilidade do belo como um dos componentes decisivos da revolução na vida cotidiana ao eleger como sujeito e pensador dessa transformação social o homem simples.

A morte, em novembro, do arquiteto Ruy Ohtake privou a inteligência brasileira de um personagem dos mais representativos de nossas possibilidades na área da cultura. Ele foi interlocutor de grande criatividade entre a cultura erudita de sua arte e a cultura popular e cotidiana das populações pobres.
O confinamento e as interdições decorrentes da epidemia da Covid restringiram e abreviaram o tempo de sua disponibilidade para o diálogo enriquecedor com os que podiam aprender com ele. Como nós que, na Academia Paulista de Letras, poderíamos ouvi-lo sobre suas ideias de superação da degradação urbana de São Paulo.
Filho mais velho da grande Tomie Ohtake, sua família foi criada no bairro industrial e operário da Mooca. O que pode ter influenciado sua sensibilidade em relação à situação dos que nasceram para o trabalho mas não para os melhores frutos do trabalho. Uma característica própria da realidade social dos bairros e do subúrbio de São Paulo.
As obras que projetou e dirigiu na favela de Heliópolis, na divisa com a atual São Caetano e em território do antigo bairro de São Caetano do Tijucuçu, são indícios fortíssimos de sua competência para compreender, com o que, com Antonio Candido, podemos definir como necessidades expressionais, neste caso as dos moradores da localidade.
Ruy Ohtake engrandeceu sua militância social de intelectual ao libertar a possibilidade do belo como um dos componentes decisivos da revolução na vida cotidiana ao eleger como sujeito e pensador dessa transformação social o homem simples. A vítima de um modelo patológico de crescimento da cidade, o da favela.
Ele comentara, certa vez, que aquela favela era feia. E era. Foi, então, procurado por líderes dos moradores e desafiado a mudar-lhe o cenário e a aparência. Estabeleceu com eles um diálogo investigativo em que em vez do arquiteto enquadrar o usuário da habitação nos marcos formais do seu imaginário profissional, deixa sua profissão ser enquadrada no marco da imaginação do morador e usuário da obra a ser projetada.
Em vez de uma arquitetura repressiva, de aprisionamento das pessoas, que da moradia carecem, nos limites formais do imaginário técnico, sem vínculo antropológico com o sonho de quem vai nela morar, propôs uma arquitetura libertadora, no reconhecimento do direito à imaginação inventiva e criadora como referência da obra a ser projetada. O arquiteto dispondo-se como instrumento do destinatário e usuário da obra.
Ele se destacou por obras notáveis de arquitetura, na valorização das formas e sua libertação da linearidade sem graça e opressiva das estruturas. Em suas obras há claramente a insurgência da liberdade criativa da forma contra a tirania do poder das estruturas nelas embutido.
Tendo sido aluno de arquitetura da Universidade de São Paulo, expressa em suas obras e em suas opções sociais um dos grandes e decisivos legados da Universidade paulista. O que nos vem do sonho do seu fundador, Júlio de Mesquita Filho, uma Universidade pública, laica e gratuita. Uma Universidade com a missão de emancipar a sociedade por meio da cultura erudita. Nessa linha, Ruy Ohtake incluiu no elenco dos direitos de todos, também, das pessoas comuns, o direito à beleza, um direito revolucionário e libertador.
Em entrevista que deu ao arquiteto Terence Riley, expôs o método de sua arquitetura como arquitetura para pessoas. Em Heliópolis, em dois momentos da intervenção, os moradores queriam, em primeiro lugar, bibliotecas. Os autores de planos de solução dos problemas sociais, em todos os campos do conhecimento, raramente imaginam que os pobres incluem no elenco de suas necessidades sociais a necessidade de bibliotecas. Imaginamos os pobres como carentes de comida e não como carentes de livros e de cultura erudita. Esquecemos que o espírito também precisa ser nutrido, coisa de que os pobres tem consciência.
Os moradores de Heliópolis queriam, também, livrar-se da feiúra de suas habitações. Quem conhece o interior de uma construção de favela conhece o cuidado dos moradores para dar às quatro paredes rústicas a aparência de um lar. Há nas favelas uma arquitetura popular criativa, na prioridade do lado de dentro em relação ao lado de fora, do lado do vivido em relação ao lado do ser visto. Mesmo moradores de rua inventam seus cafofos como uma espécie de sonho de uma casa possível.
Em Heliópolis, no projeto chamado pelos moradores de “Redondinhos“, um condomínio popular de grande beleza e originalidade, Ruy Ohtake deixa evidente o protagonismo dos destinatários da obra. Aquela é uma ilha de arquitetura e urbanização criativos, expressão de uma pós-modernidade reconciliada com a condição humana.



Publicado em Eu& Fim de Semana, jornal Valor Econômico, Ano 22, nº 1.099, 7 de janeiro de 2022, p. 4.




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.