Compartilhe
Tamanho da fonte


IGNORÂNCIAS DO PODER
Acadêmico: José de Souza Martins
"Qualquer criança sabe que nós brasileiros não viemos só da selva. Quem dela veio, foi lá buscado e caçado. Somos originários da miscigenação de portugueses e espanhóis com indígenas e africanos. O Brasil de então esteve sob domínio da Espanha de 1580 a 1640."

O presidente Alberto Fernandez, no dia 9 de junho, reunia-se com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, que lhe levara apoio na renegociação de dívida milionária da Argentina com o FMI e o Clube de Paris. Por meio de uma gracinha antidiplomática, quis bajular o chanceler espanhol: “Os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva, mas nós, os argentinos, viemos dos barcos. E eram barcos que vinham da Europa”.

A desinformação de Fernandez contraria a reputação argentina de país culto, que, por muito tempo teve alto padrão de educação, interrompido pela ditadura militar. Um país que tem cinco Prêmios Nobel.

Já o México é, provavelmente, o país mais culto da América Latina. Foram justamente os espanhóis que destruíram civilizações na extensa região de que o México era parte. Seus intelectuais são em boa parte mestiços.

Qualquer criança sabe que nós brasileiros não viemos só da selva. Quem dela veio, foi lá buscado e caçado. Somos originários da miscigenação de portugueses e espanhóis com indígenas e africanos. O Brasil de então esteve sob domínio da Espanha de 1580 a 1640.

Bolsonaro é até mais abundante nas gracinhas presidenciais desenxabidas. Só que ele elege como objeto do seu deboche, da sua política de pouco caso, o povo brasileiro. Para ele, nós brasileiros somos estrangeiros de anedota. Somos tratados como inimigos do brasileiro que ele pensa que é, cidadão de quartel.

Ele se esbalda nas gozações da cultura de botequim que caracteriza muitas de suas manifestações demagógicas, a do público que ri com seus ditos ofensivos. Faz alusões indevidas aos brasileiros que não pensam como ele nem se rebaixam a seu nível de compreensão do que é o poder, a política, a sociedade civil, a democracia.

Em 17 de maio, dirigiu-se a seus bajuladores costumeiros, na entrada do Palácio do Planalto, e citou os que estão guardando as recomendações científicas e médicas de proteção sanitária em face da pandemia: “Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa.” Orgulho-me de ser um desses idiotas. Tenho discernimento.

No final de 2020, em visita ao Maranhão, alguém lhe ofereceu, para que provasse, o famoso e antigo refrigerante regional Cola Guaraná Jesus, que tem a coloração cor de rosa. Com gargalhadas, características das conversações incultas dos que se afirmam minimizando os outros, gritou para todos: “Virei boiola, igual maranhense”. Uma afirmação perturbadora porque expressa desconhecimento do que é a bebida que estava tomando e do que são os maranhenses.

O Guaraná Jesus é muito apreciado não só no Maranhão, como também no Piauí e no Tocantins. É o refrigerante do Meio-Norte. Foi criado pelo farmacêutico maranhense Jesus Norberto Gomes, em 1927.

Ele adaptou receita antiga de mães e avós que faziam chá frio, de canela e cravo bem doce, para agradar as crianças. Costume difundido no Brasil inteiro. Isso foi antes da invenção dos refrigerantes gaseificados. Acrescentou o medicinal guaraná da Amazônia na composição da bebida. Gastou um bom tempo até chegar à fórmula final do produto.

No Sudeste, o médico, filósofo, cientista fluminense e cafeicultor, Luís Pereira Barreto, radicado em São Paulo e um dos fundadores da Faculdade de Medicina, conseguiu fazer o estrato da fruta, em 1909, que daria origem ao Guaraná Champanhe, que a Antárctica industrializaria.

Quando a Coca-Cola tentou entrar no mercado maranhense, encontrou resistências. A população preferia o histórico refrigerante do farmacêutico Jesus. O refrigerante americano teve que se render: comprou a fábrica do concorrente, a fórmula e a marca Jesus.

Há, no Maranhão, uma espécie de orgulho patriótico por esse feito do refrigerante local. A receita do modesto Jesus bateu, na concorrência, uma das maiores potências do mundo na produção e comercialização de um refrigerante. Que também nasceu como remédio, vendido em farmácias, beneficiado pelas proibições da Lei Seca. A Coca, comprada em farmácia, entrava no imaginário puritano dos americanos como estimulante não pecaminoso. É o que expôs o antropólogo americano Sidney Mintz em conferência que dele ouvi na Universidade da Flórida, em 1983, sobre “A pausa que refresca”, famoso slogan da Coca-Cola.

A Coca tentou interromper a produção do Guaraná nativo do Maranhão para ocupar-lhe o lugar. Não deu certo. Teve que bancar e assumir a fabricação do produto concorrente.

A Cola Guaraná Jesus foi um dos documentos do imaginário messiânico brasileiro exibidos na exposição do Quinto Centenário da Descoberta do Brasil, no Ibirapuera.

Eu estava em São Luís quando um belíssimo pôster, com uma foto da garrafa da Cola Jesus foi colocado pela Coca nos bares e casas comerciais com este anúncio genial: “Jesus voltou!”


Publicado em Eu& Fim de Semana, jornal Valor Econômico, Ano 22, nº 1.069, São Paulo, Sexta-feira, 18 de junho de 2021, p. 4.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.