Compartilhe
Tamanho da fonte


A FRAGILIDADE HUMANA
Acadêmico: Gabriel Chalita
"Guardar os nossos sentimentos com medo de que nos machuquem é desconsiderar a razão da existência dos sentimentos."

A conversa que ouvi foi mais ou menos assim:

- Somos feitos de cristal, precisamos tomar cuidado.
- É.
- Se não souber pegar, quebra.
- É.
- Se usar de muita força...
- Preciso ir.

E alguma coisa mais depois que um dos dois deixou o elevador.

O que ficou prosseguiu me explicando:

- A gente tem que tomar cuidado até com quem diz que é amigo, eu já me quebrei muitas vezes.

Eu quis saber:

- E cristal quebrado, tem jeito?
Ele riu.
- Sei lá, tem tanta coisa que eu não sei.

O elevador chegou ao térreo e saímos. E a imagem do cristal inteiro ou quebrado ficou em mim.

A metáfora do cristal pode funcionar. Temos que tomar cuidado com os outros e exigir dos outros o mesmo cuidado. Mas é difícil. Um cristal quebrado nunca volta a ser o que foi um dia. Mas e um ser humano? Como viver sem as quebraduras na alma? Como nos defender a ponto de ninguém nos trincar?

Um cristal guardado e trancado em algum lugar talvez não corra riscos. Mas um cristal foi feito para ser usado. Para servir. Para embelezar. Para se encontrar com olhares, com mãos, com bocas.

Guardar os nossos sentimentos com medo de que nos machuquem é desconsiderar a razão da existência dos sentimentos.

Amar dá medo? Talvez. Tirarmos as nossas sandálias e pisarmos sem receio no chão do encontro dá medo? Pode ser que sim. Mas e então?

Não. Não somos cristais. O cristal trincado, quebrado, nunca volta a ser o que foi antes. Perde certamente o seu valor. No nosso caso, talvez não voltemos a ser o que fomos antes até porque mudamos o tempo todo. Mas, diferentemente do cristal, essas experiências não retiram o nosso valor. Valemos mais por conhecermos mais as trincaduras da alma. Por nos aproximarmos mais dos calvários humanos.

O nosso sofrimento nos fará compreender melhor os sofrimentos dos outros. Que linda palavra e que lindo significado tem a compaixão!

Queria ter conhecido mais as razões que fizeram aquele senhor, em um elevador, trazer a imagem dos cristais. Gosto de ouvir as histórias de vida que embelezam a vida. Gosto da canção que diz que "cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz, e ser feliz". Com rachaduras ou sem. Com trincaduras ou sem. Sem? Não. Não temos esse dom. Nossa capacidade é, apesar da fragilidade humana, ser feliz.

Publicado no dia 29 de julho, no jornal O Dia (RJ).



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.