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Acadêmico: José Renato Nalini "Já é um contrapeso à defesa da intimidade. Em seguida vem o argumento da segurança. Todos têm medo e este justifica uma certa perda de privacidade."
Um dos paradoxos da sociedade contemporânea é o discurso do apreço à privacidade e a “surra de lavada” que ela está levando de sua concorrente, a transparência. A Constituição de 1988 é pródiga em acolher antagonismos que vão reclamar imaginação criadora e malabarismos hermenêuticos para conciliar ordem e liberdade, propriedade e sua função social e o nosso tema de hoje: privacidade (ou intimidade) e publicidade (ou transparência). Uma primeira constatação é a de que as pessoas gostam de aparecer, de se mostrar, de se exibir. Aqueles minutos de fama no “fogareiro das vaidades” continua a funcionar e a atrair milhões de seres humanos ávidos por não serem esquecidos. Já é um contrapeso à defesa da intimidade. Em seguida vem o argumento da segurança. Todos têm medo e este justifica uma certa perda de privacidade. Pais seguem os filhos durante todo o tempo em que os não têm sob suas vistas. Cargas são acompanhadas pelos interessados em não perdê-las de vista. Os espaços que abrigam valores, tangíveis ou intangíveis, têm de estar sob a proteção de esquemas cada vez mais sofisticados. Isso decreta o fim do anonimato. Há poucos dias, Filipe Oliveira anunciava que o anonimato está com os dias contados. Hoje, entrar em loja, hotel, escola, ônibus e estádio de futebol sem ser reconhecido será quase impossível. A inteligência artificial ajuda a identificar as faces e não adianta tentar fazer plástica para mudar a fisionomia. Há outros caracteres indestrutíveis e esses bastarão para reconhecer quem quer fugir. Há um acerto de 99% na identificação por imagem. As câmeras não só identificam, mas são hoje capazes de detectar a emoção da pessoa. Prato cheio para o comércio, que saberá como lidar com sua potencial clientela, diante da reação fotografada pela câmera de segurança diante de um produto. Outra tecnologia já disponível: ao identificar o rosto do cliente, a empresa pode em seguida chama-lo pelo nome. Tratamento individualizado, em abono à vontade de ser prestigiado que se detecta na maioria dos viventes neste quarto de século. Para as escolas, o sistema servirá para avisar os pais de que o filho não entrou em sala de aula. Ou que está em companhia daquele colega que não é bem visto pela família. O sistema está mal começando. Pensem na disseminação disso e no ousado exercício de futurologia bem possível: ninguém mais será um desconhecido daqui a alguns anos. voltar |
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