Compartilhe
Tamanho da fonte


FALA COM SANTO ANTÔNIO
Acadêmico: Gabriel Chalita
"Pessoas estavam ali para rezar, para fazer seus pedidos, para buscar a paciência que acalma as ansiedades"


Dia 13 de junho foi dia de Santo Antônio. Eu estava no Rio de Janeiro e fui assistir à missa no Centro da Cidade, Igreja de Santo Antônio dos Pobres. Havia muita gente. Pessoas estavam ali para rezar, para fazer seus pedidos, para buscar a paciência que acalma as ansiedades.
Ao meu lado, estava uma senhora. Bem senhora. Tinha uma certa dificuldade para andar. Chegou calmamente. Pediu licença. Agradeceu a gentileza. Fechou os olhos, suspirou fundo e começou a conversar com Deus, penso eu. Logo, chegou uma outra mulher e sentou-se no mesmo banco em que estávamos. Era um pouco estabanada. Bateu a bolsa na senhora. Não pediu desculpas. Sentou e começou a chorar. A bolsa caiu de um lado. O folheto do outro. A senhora mansa e serena, que já vivera muito, tentou ajudar. Olhou para ela e disse: "Fala com Santo Antônio". A outra olhou para ela e começou a dizer que a vida não estava fácil. Que a família estava com tantos, mas tantos problemas. Que um dos filhos havia feito isso, o outro aquilo. Que o marido não ajudava. A velhinha insistiu: "Fala com Santo Antônio". "Eu já falei. Já pedi por minha família", respondeu. A velhinha olhou para ela e disse: "Filha, peça por você; se você tiver paciência, se você tiver paz, fica mais fácil resolver o problema dos outros". E, para finalizar, a velhinha olhou para a mulher e com um sorriso lindo, enfeitado pelas tantas rugas com que o tempo a presenteou, disse: "Me dá um abraço". Elas se abraçaram e a missa começou.
Assistindo a tudo, concentrei-me na missa e rezei pelas duas. E agradeci por aprender com quem o tempo muito ensinou. Confesso que quando a mulher mais jovem chegou, derrubando tudo, batendo em todo mundo, eu pensei: "Que falta de educação!" A sábia senhora foi melhor do que eu. Compreendeu. Apenas, compreendeu. Disse coisas tão simples. E a acolheu. Pessoas vão às igrejas para serem acolhidas.

Por: Gabriel Chalita (fonte: Diário de S. Paulo) | Data: 17/06/2016.




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.