cadeira nº 12
BENEDICTO FERRI DE BARROS

Patrono: Paulo Egydio de Oliveira Carvalho
Aniversário: 9/9/1920
Data de posse: 20/9/1990

Professor, jornalista, empresário - Poeta, ensaísta, polímata.

Nascido em Formoso, São José do Barreiro, SP, em 9 de setembro de 1920.

Casado, com três filhos, oito netos e três bisnetos.

Bacharel e licenciado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em Ciências Sociais, com estágios de especialização em finanças e mercado de capitais em várias instituições norte-americanas.

Membro da Academia Internacional de Direito e Economia.

Intelectualmente:

Lecionou política e economia na USP e mercado de capitais na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Manteve coluna semanal no O Estado de São Paulo e no Jornal da Tarde e compareceu em seus suplementos literários por mais de 50 anos, publicando mais de 1.500 trabalhos relacionados a Literatura, Antropologia, Sociologia, Economia e Política.

Integrou o Simpósio sobre "O desenvolvimento econômico da Europa no após guerra", promovido em Bad Godesberg pela Friedrich Nauman Stiftung.

Especializou-se em história e cultura japonesa, e em virtude de publicações nessa área foi correspondente cultural para o Brasil da The Japan Foundation, em 1987, expositor no Simpósio sobre "Tradução e Edição de Obras Japonesas no Brasil", São Paulo (1989) e integrante de outros simpósios sobre cultura japonesa. Recebeu o Prêmio de Jornalismo de 1988 concedido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (1989) e em 1988 visitou o Japão a convite do governo daquele país. Nessa viagem recebeu a chave de Osaka, concedida pelo governador da Província de Hyogo e foi agraciado com o título de City Friendship Fellow pela Prefeitura da cidade de Utsunomiya (Tochigi).

- Fundador da revista Essência (poesia), com Geraldo Vidigal, Betty Vidigal, Nogueira Moutinho e Eros Roberto Grau (1983).

- Membro e Diretor Secretário do Clube de Poesia de São Paulo (1992)

Autor, entre outras, das seguintes obras: O mercado de capitais dos Estados Unidos - Organizações e seu funcionamento (trad.), Mercado de Capitais e ABC de Investimentos, Mudanças Econômicas Mundiais e a Crise Brasileira, Japão - A harmonia dos contrários, Viagem ao Japão, Rapsódia de Ouro Preto (poesia). "Porque sou um liberal" (in A façanha da liberdade).

Tem 15 obras inéditas, de histórias infantis, poesia, contos, novelas, ensaios de antropologia, política e economia: O fio e o furo (contos), Zig-Zag - o bichinho procurador, Dom Cri-cri e outras histórias (infanto-juvenil), Companheiro de lazer, A mentira (teatro), O viandante e sua viagem (poesia - 5vols.), Poemas ingleses e americanos (trad. 3 vols.), Poesia, poetas e poemas (ensaios, artigos e crítica), O liberalismo, Estudos humanistas, Que Brasil é este? - Lord Acton.


Atividade empresarial:

48 anos de atuação na área financeira, imobiliária e na montagem dos mais variados projetos empresariais. Na área financeira, na década de 50 organizou um dos primeiros fundos de investimentos do País. Administrou o "underwriting" da Refinaria de Petróleo União S.A. Colaborou ativamente na reestruturação da Bolsa de Valores de São Paulo. Promoveu a abertura de capital de várias empresas. Deu cursos sobre mercado de capitais em todo o País, preparando grande número dos atuais diretores e executivos do setor.

Na área imobiliária, incorporou empreendimentos que produziram mais de 5.000 unidades imobiliárias. Em associação, participou da realização do Edifício e Galeria Califórnia, Edifício Nações Unidas, Copan. Foi um dos idealizadores do plano condomínio a preço de custo na década de 50 e o criador dos grupos fechados de empreendimentos na década de 70. Incorporou L'Habitare, Transurb, entre dezenas de outros empreendimentos. Foi pioneiro na industrialização da laranja e na produção do leite homogeneizado e esterilizado.

Foi:

- Membro do Centro de Estudos Políticos e Sociais da Associação Comercial de São Paulo.

- Fundador e primeiro Presidente da ANAAI - Associação Nacional dos Agentes Autônomos de Investimentos.

- Membro da ABAMEC - Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais.

- Membro do Conselho Consultivo do Instituto Liberal de São Paulo

"Consegui escapar na mocidade ao niilismo do começo do século porque vivi minha infância no seio de uma família organizada e feliz, numa pequena comunidade, em contato constante com a natureza; escapei da anarquia na maturidade, por haver adquirido na adolescência e mocidade a experiência da literatura e da História; a anomia não me pegou na velhice porque a essa altura já havia alcançado uma filosofia pessoal, produto de uma vida variada e intensa e de uma reflexão crítica continuada, que me permitiram recuperar os valores humanos fundamentais que induzem o homem e sua civilização a superar suas contingências, suas dúvidas, seus erros e seus limites.
Sou um crente da verdade, da beleza e da bondade.”

Falecimento: 12 de setembro de 2008.







voltar



 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.