Compartilhe
Tamanho da fonte



17/7/2024
BOSQUE DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS
dia 17 de julho de 2024, 11 horas da manhã, plantio das primeiras quarenta espécies nativas da Mata Atlântica, no o Parque Municipal do Cordeiro – Martin Luther King, rua Breves, 968, Chácara Monte Alegre, Santo Amaro.

Bosque da Academia Paulista de Letras

Uma feliz sugestão do acadêmico LEANDRO KARNAL frutificou. Aceita pelo Presidente ANTONIO PENTEADO MENDONÇA, encaminhou-se pedido ao Prefeito RICARDO NUNES e este determinou à Secretaria do Verde e Meio Ambiente providenciasse o necessário para o gesto simbólico dos imortais bandeirantes.
Escolheu-se o dia 17 de julho de 2024, uma quarta-feira, às 11 horas da manhã, para o plantio das primeiras quarenta espécies nativas da Mata Atlântica, num gesto de devolução à natureza, daquilo que dela se subtraiu durante séculos. A cidade de São Paulo perdeu milhões de árvores nas últimas décadas, mercê do avassalador crescimento demográfico e consequente ocupação de quase todos os espaços.
O local do plantio é o Parque Municipal do Cordeiro – Martin Luther King, situado à rua Breves, 968, Chácara Monte Alegre, Santo Amaro. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente providenciará as mudas, os berços (as covas para o plantio) e os técnicos para apoiar a iniciativa da Academia.
A ideia é chamar o local “BOSQUE DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS” e as primeiras quarenta mudas levarem o nome dos quarenta patronos, que correspondem às Cadeiras da Instituição que, em novembro próximo, completará 115 anos.
A presença de todos seria um gesto de extrema importância, como demonstração de que os acadêmicos/acadêmicas se preocupam com a carência de árvores, cuja consequência é o efeito perverso das ondas de calor, a escassez de água e o empobrecimento da paisagem. E talvez suscitasse em outras entidades gestos análogos, o que devolveria a São Paulo ao menos uma parcela daquilo que lhe tem sido subtraído há século.
As mudanças climáticas chegaram para valer e episódios catastróficos quais o do Rio Grande do Sul podem ocorrer em qualquer lugar. A cobertura vegetal é uma das formas de mitigação do efeito do calor e de melhor escoamento da água que ganha força no solo impermeabilizado.
Quem puder divulgar a iniciativa ajudará a conscientização de toda a comunidade sobre o que todos e cada um podemos fazer para tornar São Paulo uma cidade mais agradável e, sobretudo, mais resiliente.

A DIRETORIA






voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.