Compartilhe
Tamanho da fonte



15/4/2016
LUTO: ACADÊMICOS LAMENTAM A MORTE DE FRANCISCO MARINS
Ex-presidente da Academia Paulista de Letras, Francisco Marins dirigiu por 17 anos a revista Academia Paulista de Letras. A sessão de 28 de abril será em homenagem ao acadêmico, que partiu aos 93 anos.

A Academia Paulista de Letras está de luto. A literatura brasileira está em luto. O Acadêmico Francisco Marins, aos 93 anos, faleceu no dia 10 de abril de 2016.

O funeral foi no Velório Orlando Panozzi e o Sepultamento as 17:30H no Cemitério Portal das Cruzes em Botucatu/SP neste dia 10.

Francisco Marins nasceu em Pratânia (SP), a 23 de novembro de 1922. Descende de tropeiros e plantadores de café.

Formou-se em 1946, pela Faculdade de Direito de São Paulo e, durante o curso jurídico foi diretor da Revista Arcádia e Presidente da Academia de Letras da mesma.

Foram seus contemporâneos na Faculdade os futuros confrades da Academia: Israel Dias Novaes, Lygia Fagundes Telles, Leonardo Arroyo, Péricles Eugênio da Silva Ramos, Rubens Teixeira Scavone, Célio Debes, Paulo Bomfim, José Altino Machado.

Presidente da Academia Paulista de Letras em dois mandatos, Presidente Emérito em 2003, dirigiu por 17 anos a revista Academia Paulista de Letras e incentivou a coleção de obras pela mesma editada.

É lembrado como “Escritor da Terra e da Juventude”.
Os livros de Francisco Marins, traduzidos em quinze línguas, sempre levaram as histórias típicas de nossa terra a vários países do mundo.
O professor Francisco Marins foi o único escritor do Brasil a figurar na famosa coleção Européia “Delphin”, que reúne os clássicos de literatura juvenil de todo o mundo.
É autor da série de livros infanto-juvenis sobre a fazenda Taquara-Póca, uma típica propriedade rural, onde passou sua juventude, assim como de romances de caráter histórico, tendo por cenário o interior do Brasil durante a época de seu desbravamento. Vendeu mais de cinco milhões de livros.
Em 1964, Francisco Marins ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria Romance, com a obra “Grotão do Café Amarelo”.
Sonho Um grande sonho de Francisco Marins, que ele iniciou, era a construção do Hospital Preventivo do Câncer de Botucatu, que tem sua obra gerenciada pela Associação Oncológica Santo Agostinho (AOSA), onde o escritor era o presidente. Foi o próprio professor Francisco Marins quem fez a doação de um terreno de 22.000m², na Rua Nicola Zaponi, no Jardim Santa Elisa, para a construção do Hospital de Prevenção do Câncer.
O velório do professor Francisco Marins será neste domingo, 10, a partir das 11 horas, no Complexo Funerário Orlando Panhozzi. O sepultamento será às 17h30, deste domingo, no Cemitério Portal das Cruzes, em Botucatu.

Bibliografia de Francisco Marins
Livros infanto-juvenis

Nas Terras do Rei Café (série Taquara-Póca)
Os Segredos de Taquara-Póca (série Taquara-Póca)
O Coleira Preta (série Taquara-Póca)
Gafanhotos em Taquara-Póca (série Taquara-Póca)
Viagem ao Mundo Desconhecido
A Aldeia Sagrada (série Vagalume)
O Mistério dos Morros Dourados (série Vagalume)
A Montanha das Duas Cabeças (série Vagalume)
Em Busca do Diamante (série Vagalume)
Canudos (série Vagalume)
O Sótão da Múmia (série Vagalume)
Expedição aos Martírios (série Roteiro dos Martírios)
Volta à Serra Misteriosa (série Roteiro dos Martírios)
O Bugre Chapéu de Anta (série Roteiro dos Martírios)
Verde era o Coração da Montanha
Território dos Bravos
Romances

Clarão na Serra
Grotão do Café Amarelo
… E a Porteira Bateu!
Atalho Sem Fim
“O curandeiro dos olhos em gaze”



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.