Compartilhe
Tamanho da fonte



3/10/2024
POSSE SOLENE DE EUGÊNIO BUCCI NA CADEIRA 12 DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS
Cerimônia de posse do acadêmico Eugênio Bucci na Cadeira n. 12, que tem como patrono Paulo Egydio de Oliveira Carvalho, na sucessão do saudoso Paulo Nathanael Pereira de Souza.

Na noite desta quinta-feira, dia 03 de outubro de 2024, foi realizada a posse solene do acadêmico Eugênio Bucci na Cadeira 12 da Academia Paulista de Letras, que tem como patrono Paulo Egydio de Oliveira Carvalho, na sucessão do saudoso Paulo Nathanael Pereira de Souza.

A mesa, presidida pelo presidente interino José Renato Nalini, foi composta pelo secretário Gabriel Chalita, e pelos acadêmicos Maria Adelaide Amaral, Celso Lafer, Tércio Sampaio Ferraz Júnior e Rubens Barbosa.

Também estiveram presentes os acadêmicos Raul Marino Júnior, Miguel Reale Júnior, Júlio Medaglia, Leandro Karnal, João Lara Mesquita, Synesio Sampaio Goes Filho, Michel Temer, Roberto Duailibi, José de Souza Martins, José Pastore, Dom Fernando Figueiredo e Mary del Priore.

A solenidade foi prestigiada por autoridades, amigos e familiares de Eugênio Bucci. Representando a família de Paulo Nathanael estava seu filho Paulo Henrique de Souza.

O mais novo integrante da Academia Paulista de Letras foi saudado pelo confrade Celso Lafer, que em seu discurso destacou a bela trajetória profissional e o grande intelectual que é Bucci.

Em seu discurso de posse, emocionado, o novo acadêmico ressaltou a enorme alegria e a honra de passar a pertencer à Academia Paulista de Letras, e contou parte de sua trajetória profissional, passando por suas lutas pela liberdade de expressão e a guerra contra a ditadura militar. E registrou que pretende contribuir para que esta Academia cumpra ainda mais sua missão.

Eugênio Bucci nasceu em Orlândia/SP em 1958. É formado em Direito e em Jornalismo pela USP, onde é professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e também Superintendente de Comunicação. É autor de livros sobre ética do jornalismo, comunicação pública, informação e democracia. Entre suas obras destacam-se “Sobre ética e imprensa”, “O Estado de Narciso”, “Existe democracia sem verdade factual” e “A superindústria do imaginário”.

Foi editor da revista “Teoria e Debate” e diretor de redação das revistas “Set”, “Superinteressante” e “Quatro Rodas”. Colunista da revista “Época”, secretário editorial da Editora Abril e presidente da Radiobrás.

Ao longo de sua carreira, ganhou diversos prêmios, entre eles o “Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação”, o “Prêmio Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa” e o “Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa”. Neste ano, seu livro “Incerteza, um ensaio: como pensamos a ideia que nos desorienta (e orienta o mundo digital)” foi o vencedor do “Prêmio Jabuti Acadêmico”, na categoria Comunicação e Informação.

É colaborador do jornal O Estado de São Paulo.



























voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.