Compartilhe
Tamanho da fonte



13/2/2023
NOITE ESPECIAL DE LANÇAMENTOS DE TRÊS LIVROS NA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS
No último dia 09 de fevereiro, às 19 horas, aconteceu o lançamento de três livros, na Sala de Conferências da Academia Paulista de Letras.

Realizado pelos Clubes de Leitura da APL, da Apamagis e do Sindi Clube, aconteceu o lançamento dos livros: AS DUAS MORTES DE FRANCISCA JÚLIA, do acadêmico José de Souza Martins; O ABISMO (volumes 1 e 2), do acadêmico Mafra Carbonieri; e HISTÓRIAS DA CASA VELHA – Biografia e legado de Ruth Guimarães, de Joaquim Maria Botelho e Júnia Botelho. O evento foi prestigiado por amigos e amantes da leitura.

O presidente da Academia Paulista de Letras, Antonio Penteado Mendonça, fez a abertura do evento e, na sequência, cada escritor falou um pouco sobre sua respectiva obra.

No livro "As duas mortes de Francisca Júlia", publicado pela Editora Unesp, o sociólogo José de Souza Martins retrata o contexto histórico e social no qual se deu a Semana de Arte Moderna. Na esteira do novo paradigma estético que se impunha, a memória poética de muitos foi sacrificada, e Francisca Júlia, figura então central do parnasianismo e simbolismo brasileiro, foi submetida à sua segunda morte, após ter acabado com sua própria vida meses antes daquele paroxismo modernista, aos 49 anos.

Na obra "O Abismo", publicado pela Editora Reformatório, Mafra Carbonieri mostra que o tempo construiu uma noção militante de liberdade e igualdade entre os homens, irrevogável como a consciência negra e o direito dos indígenas. Nesse espaço, o território livre da literatura ocupa-se também dos refugiados e dos imigrantes.

"Histórias da Casa Velha" traz a biografia da saudosa acadêmica Ruth Guimarães, escrita por seus filhos, o escritor e jornalista Joaquim Maria Botelho e a tradutora Junia Botelho.















voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.