Compartilhe
Tamanho da fonte



3/6/2022
MARY DEL PRIORE É EMPOSSADA NA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS
Acadêmico: Mary del Priore
Em uma noite de festa, a Academia Paulista de Letras recebe Mary del Priore.

Na noite de ontem, a escritora e historiadora MARY DEL PRIORE foi empossada solenemente na Academia Paulista de Letras.

MARY DEL PRIORE assume a Cadeira nº 39, que tem como patrono Gabriel José Rodrigues dos Santos, sucedendo o saudoso acadêmico Ruy Ohtake.

A cerimônia foi realizada na sede da Academia, presidida pelo presidente José Renato Nalini e contou com a presença de amigos e familiares.

A nova integrante da APL foi saudada pela confreira Maria Adelaide Amaral.

Em seu discurso de saudação, Maria Adelaide ressaltou a grande escritora e historiadora que é Mary Del Priore. E disse, também do privilégio e da alegria que é acolher na Cadeira 39 essa grande mulher que vem se entregando há anos à missão de despertar o amor dos brasileiros pela sua maltratada e desprezada História Pátria.Lembrou que em 2021 Mary Del Priore foi eleita pela opinião pública, através da revista “Aventuras na História”, a “Melhor historiadora do Brasil” e “Escritora de Destaque”.

Em seu discurso, Mary recordou todos os grandes e importantes escritores que a antecederam na Cadeira 39, principalmente o memorável arquiteto Ruy Ohtake, último ocupante de sua Cadeira. E ressaltou a alegria e a honra que sente em ocupar um lugar na Academia Paulista de Letras - uma Casa de bom convívio.

Mary cursou pós-doutorado pela École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris e é autora de mais de 50 livros de História do Brasil. Lecionou na FFLCH/USP, na PUC/RJ e na Universidade Salgado de Oliveira. Com mais de vinte prêmios literários nacionais e internacionais, entre os quais três Jabutis. Também colabora com jornais e revistas acadêmicos e não acadêmicos e é sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.