Compartilhe
Tamanho da fonte


TRINDADE FONTE E MODELO DE COMUNHÃO
Acadêmico: Dom Fernando Antônio Figueiredo
Reflexão do Evangelho - Jo 16,12-15 Trindade Fonte e modelo de comunhão", domingo, 16 de junho, de autoria do acadêmico Dom Fernando Antonio Figueiredo.

Trindade Santa, um Deus, que, no amor, abraça tudo quanto existe. Distinta da natureza divina, a natureza humana é criada pelo Pai, que lhe concede os atributos divinos de “poder” e “bondade”.

O Pai, fonte da Luz, ilumina a criação toda inteira... Comunica-lhe a divina Luz, origem de entusiasmo e de inspiração, e, como em ridente primavera, Ele a mantém no rumo certo do destino final e feliz, consequência, necessária e natural, do Seu ato amoroso.

Ao Pai, nada lhe é indiferente. Não há criatura que não mereça o Seu amor. Em cada uma delas, em seu interior, de modo indelével, Ele inscreve a Sua Bondade: “Ele viu tudo o que havia feito: e era muito bom” (Gen 1,31).

Sem negar jamais a unidade, a natureza humana incorre no pecado, distancia-se de Deus e rompe a comunhão com seus irmãos.

Atordoante, é o amor do Pai! Ele envia ao mundo Seu próprio Filho, a segunda Pessoa da Trindade, que assumindo de Maria nossa humanidade, estabelece, estreita e íntima, relação conosco. Não exclui ninguém, nem os inimigos! Ama a todos! Nada há de verdadeiramente humano que não encontre eco em Seu coração.

A propósito, escreve S. Atanásio: “Tudo foi feito por Ele e n’Ele tudo pode ser renovado”.
Mas, e o mundo... o pecado... a morte... a corrupção? A Luz, que é Jesus, veio às trevas. As trevas não O receberam! Os que O receberam têm vida nova... E a criação é restaurada, em sua beleza, em sua bondade primitiva. Em todos os que O acolhem, resplandece a luz do Evangelho.

Resplendor da Luz divina, único e eterno Sacerdote, o Filho recapitula a criação e a reconduz, mediante o Espírito Santo, à unidade e ao amor.
Eis a transfiguração do mundo! Desde já, antecipada, uma viva e acessível experiência! A terceira Pessoa da Trindade, o Espírito Santo, presença da Luz, permanece em nós, que, resgatados por Cristo, somos purificados e configurados, mais e mais, à Sua imagem e semelhança.

Dois mil anos se passaram e a Luz do Ressuscitado não deixa de brilhar, libertando-nos do egoísmo, e pondo-nos a caminho do amor e da concórdia de todos com todos. Tornamo-nos “pessoas trinitárias”, cheias de bondade e de cuidado pelos nossos semelhantes, quaisquer que sejam, e por tudo o que vive e existe.
+Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.