Compartilhe
Tamanho da fonte


NOVA NOVELA
Acadêmico: Walcyr Carrasco
Existe sempre um elenco dos sonhos. Trabalhando há tanto tempo, conheço a qualidade de cada ator


É bom iniciar o ano com um novo trabalho. Vou escrever uma novela para a Rede Globo, no horário das 21 horas. Há uma grande curiosidade em torno do processo de criação de uma novela. Jornalistas e mesmo pessoas comuns querem saber sobre meu processo de criação. Como se fosse técnico. Tipo: o que farei para garantir a audiência? Rezarei, talvez. Análises pertencem ao departamento de pesquisa e marketing. Claro que, se uma novela não vai bem, a pesquisa apresenta a opinião do público em um raio X. Mas atua como um estímulo para a criação. Não apresenta soluções definitivas. O autor deve encontrá-las. Também é preciso saber interpretar os dados. Se uma personagem é odiada pelo público, mas é vilã, isso significa que está dando certo.

>> E se 2016 fosse uma novela?

Acredito que existem técnicas para alicerçar a imaginação e até já dei palestras sobre isso. Mas qual é o momento mágico, em que a ideia principal surge na minha cabeça, é outra pergunta a que não sei responder:


Como você cria uma história?

Eu não crio. Nasce.

Quando surgiu a oportunidade de escrever essa novela, topei. A ideia veio logo, sou rápido de ideias. Aposto agora que você está doidinho para saber a história principal. Não conto. Quando termino um livro ou uma sinopse de novela, hesito em entregar os originais. Tenho ciúme. Escondo uns dias. Há uma explicação psicológica. O autor tem necessidade de contar sua história. Mas, se conta verbalmente, ocorre um processo cerebral esquisito. Some a necessidade de escrevê-la. No inconsciente, o autor sente que a história já foi contada. A necessidade íntima de expressão expirou. Portanto, vai aí um conselho para quem quer escrever: nunca conte. Escreva. Só depois de concluída você pode contar.

Escrever uma novela é complicado. O primeiro passo é a sinopse, com o resumo da trama. É preciso uma descrição dos personagens. E também dos cenários, cidades cenográficas, locações e eventuais viagens. Isso é estratégico. É pelo número de personagens e da implantação da novela que será feito o cálculo do orçamento. Se eu errar nesse momento, depois fica muito, muito difícil. Tipo: a casa da personagem tem sala, quarto? Mas tem cozinha também? Cada um desses cenários implica um custo. Se eu me distrair ou errar, uma personagem importante acaba sem sala na casa!

Muita gente me pergunta se penso nos atores ao criar os personagens. Claro que sim! Existe sempre um elenco dos sonhos. Trabalhando há tanto tempo na área, eu conheço a qualidade de cada ator. E também gosto de desafios. Escalar alguém que sempre fez um herói para o papel de vilão. A Marieta Severo, por exemplo, depois de 14 anos fazendo Dona Nenê na Grande família, mergulhou na Fanny de Verdades secretas. Deixou a maternal para a cínica, e todos adoramos a virada. Um grande ator tem muitas possibilidades, e isso que é bom. Mas toda novela tem um elenco menos conhecido ou principiante. Aí, sim, é a hora do teste. Recebo centenas de pedidos, perguntando quando a TV fará testes. Nenhuma televisão faz testes abertos, já pensaram a loucura que seria? Mas a partir do tipo físico do personagem, idade. Se eu escrevi um gordo, não serão testados magros. Mas como, afinal, um ator principiante é selecionado para um teste?

As grandes emissoras de TV têm um departamento artístico. O ator já profissional se cadastra. Toda novela possui um produtor de elenco, que faz a pré-seleção dos cadastros. E chama para os testes, que serão avaliados pelo autor e diretor. Há casos, sim, surpreendentes. Para Verdades secretas, precisávamos de uma atriz com corpo de modelo, maior de idade, mas aparência muito jovem. A produtora de elenco, Bruna, procurou nas agências. Desde o primeiro instante em que vi o teste de Camila Queiroz eu sabia: encontrara a atriz! Camila morava em Nova York, onde trabalhava como modelo. Deixou tudo para o papel de Angel. Fez sucesso, depois já arrasou como Mafalda de Eta mundo bom e agora vai protagonizar uma novela. Casos assim acontecem. Mas são raríssimos. A regra é ser profissional, fazer peças de teatro, filmes, ser visto. Os produtores de elenco costumam assistir a tudo que é possível. Depois, o ator tem de arrasar no teste.

Assim, estou com uma nova novela! Arredondando a sinopse, vendo se não esqueci nenhuma sala ou quarto. Depois, vêm os testes. Mais tarde as gravações. São cerca de 30 páginas por dia. Assustaram?

Pode cansar, sim. Mas é assim que encontro o prazer de viver.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.