Compartilhe
Tamanho da fonte


DESEMPREGO NO COMÉRCIO E SERVIÇOS
Acadêmico: José Pastore
Em artigo publicado no Jornal Correio Braziliense, dia 23 de março, o acadêmico José Pastore fala sobre o desemprego e os reflexos sociais e econômicos.


Durante as ultimas décadas, o setor de comercio e serviços funcionou como uma verdadeira locomotiva quando foi responsável pela geração de 85% dos novos empregos. Em 2015, o setor não só deixou de criar como destruiu 500 mil postos de trabalho. Por que isso preocupa?
O setor de comercio e serviços sempre funcionou como uma válvula de escape. Os trabalhadores expulsos da agricultura, indústria e construção civil eram acomodados nesse setor ao abrirem um barzinho ou uma pequena barbearia ou fazendo serviços pessoais e domiciliares de costura, manicure, pintura, hidráulica, etc.
Comércio e serviços congregam mais de 70% da força de trabalho (muitas mulheres chefes de família) e responde por mais de 70% do PIB. É um setor intensivo em mão de obra de todos os níveis e que responde pela maior parte da renda das famílias. A maioria dos empregos se concentra nas micro, pequenas e médias empresas.
Num momento em que esse setor encolhe de maneira tão abrupta, fica a pergunta: para onde vão os novos desempregados?
Uma parte dos desempregados enfrenta as despesas familiares com os recursos das rescisões contratuais. Mas, estes têm pouco fôlego e acabam logo, gerando danos sociais nas famílias.
Outra parte busca ganhar a vida como trabalhadores por conta própria. Só em 2015 eles aumentaram 4,5% -, quase um milhão de pessoas. Mas, a maioria cai no trabalho precário porque dos 22 milhões pessoas que trabalham nessa condição, apenas 5 milhões tem as proteções sociais parciais do Programa do Micro-Empreendedor Individual (MEI), aliás, um grande sucesso. Só em 2015, a informalidade aumentou em média 5%. Na agricultura e no comercio e serviços, a sua incidência foi espantosa.
Ou seja, o esfriamento do emprego no comércio e serviços está criando para milhões de famílias um beco sem saída. Trata-se de uma deterioração bastante grave e decorrente do desempenho desastroso daquele setor. Em 2015 foram fechadas 100 mil lojas no Brasil. As vendas despencaram, em média, 4,3% a maior queda na série histórica iniciada pelo IBGE em 2001. Há segmentos em que a redução foi muito maior. No caso de móveis e eletrodomésticos, a queda foi de 14%; em tecidos, calçados e vestuário, 8,7%; combustíveis e lubrificantes, 6,2%; e até os supermercados amargaram uma redução de 2,5% nas vendas.
No chamado comércio varejista ampliado (que inclui veículos e construção civil) as quedas foram mais fortes, a saber, veículos em geral, 17,8% e materiais de construção, 8,4%.
O faturamento dos serviços também caiu - 3,6% em média. Os serviços profissionais e administrativos encolheram 8,8%, a prestação de serviços às famílias, 7%, transporte e correios, 6,7% e transporte aéreo -4,5%.
A contração das atividades no setor de comercio e serviços afetou a vida das pessoas de alta e baixa qualificação. A suspensão e redução de investimentos nas áreas de infra-estrutura e de comunicações contribuíram para reduzir a a demanda por engenheiros outros técnicos. A desterceirzação dos serviços de limpeza, segurança, manutenção de imóveis, etc. afetou os trabalhadores menos qualificados.
Os fatores de contração da atividade econômica que geraram o quadro em 2015 estão presentes em 2016 e tudo indica que as quedas no emprego do comércio e dos serviços vão se aprofundar. Em janeiro de 2016, a queda nos serviços foi de 5% e no comércio 9% em relação a janeiro de 2015. A situação é apreensiva porque os brasileiros estão ficando sem saída. Com a redução do emprego na indústria, construção civil e agora no comercio e serviços as pessoas não têm para onde ir. Sem emprego, sem perspectiva e sem renda, isso pode detonar movimentos sociais de importante gravidade, com reflexos na estabilidade das instituições democráticas. O Brasil precisa dar uma virada e voltar a crescer. Para isso, impõe-se o ressurgimento da confiança.


José Pastore é professor da FEA-USP, Presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomercio-SP e membro da Academia Paulista de Letras.




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.