28/3/2024
112° CLUBE DE LEITURA DA APL (VIRTUAL), COM O LIVRO "A SOLIDÃO DE QUINTINO", DE ANTONIO CLEMENTIN, COM A PRESENÇA DO AUTOR. MEDIAÇÃO: MAFRA CARBONIERI
quinta-feira - 19h00
ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS
Leia mais...
SINOPSE
A SOLIDÃO DE QUINTINO, livro de Antonio Clementin é misto de ficção, memória e apresenta panorama da vida de uma família do meio rural das décadas de 50, 60, até o começo dos anos 70. As mudanças ocorridas na segunda metade do século passado, com a construção de Brasília, impactaram muito a cidade Barra do Corda (MA), com o abandono da tradição das fazendas. As novas gerações foram atraídas pelas mudanças noticiadas pelos rádios.
Segundo a prefaciadora, Vivian Schlesinger – escritora, o livro é “Uma viagem pelo Brasil profundo em 160 páginas, é isso que se sente ao se deixar levar pelos relatos, parte ficção e parte fato – não se sabe quanto de um ou de outro – de “A Solidão de Quintino”. Os capítulos – ou seriam contos? – leves, curtos, seguem sem compromisso com a cronologia, como que pousando por algumas horas em cada vilarejo do interior do Brasil”.
No posfácio do livro, o Clementin incluiu crônica e ensaio, de modo a sinalizar com a possível continuidade do projeto, em outro livro, registrando suas histórias urbanas.
SOBRE O AUTOR
Antonio Clementin é escritor e produtor cultural. “A Solidão de Quintino” é seu primeiro livro individual. Anteriormente, atuou como organizador e coautor de vários livros. Destaca-se o livro “Teresa e José – História de ternura e força”, de 2011.
|