Compartilhe
Tamanho da fonte

cadeira nº 16
BOLÍVAR LAMOUNIER

Patrono: Américo Campos
Fundador: Carlos de Campos
Aniversário: 25/4/1943
Data de posse: 16/4/1998

Bolívar Lamounier (Dores do Indaiá, 25 de abril de 1943[1]) é um sociólogo e cientista político brasileiro. Escreve freqüentemente para os mais importantes veículos da imprensa brasileira. No ano de 1997 foi eleito para a Academia Paulista de Letras, sendo autor de numerosos estudos de Ciência Política publicados no Brasil e no exterior.

Bolívar Lamounier, Ph.D. em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, é sócio-diretor da MCM Consultores Associados.

Fundou e foi o primeiro diretor-presidente do IDESP (Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo), um dos principais institutos de pesquisa sociopolítica do Brasil, onde permanece como pesquisador sênior e diretor de pesquisa.

Foi membro da Comissão de Estudos Constitucionais (a chamada "Comissão Afonso Arinos") nomeada pela Presidência da República em 1985 para preparar o anteprojeto da Constituição.

Coordenou o programa de estudos sobre a revisão constitucional do Instituto de Estudos Avançados da USP em 1992-1993.

Integra o COPS (Conselho de Orientação Política e Social) da Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de S. Paulo - desde o seu estabelecimento em 1989.

Presidiu o Conselho Diretor do CESOP - Centro de Estudos de Opinião Pública - da Universidade de Campinas, São Paulo, de 1993 a 1999.

Em 1996, integrou o Conselho Consultivo sobre a Reforma do Estado, designado pela Presidência da República, junto ao Ministério da Administração.

Integra o "board" (conselho diretor) do Interamerican Dialogue, instituição dedicada ao estudo e ao debate das relações dos Estados Unidos com a América Latina, sediada em Washington, DC.

Em 1997 foi eleito para a Academia Paulista de Letras. Em 1998 foi agraciado com a medalha Rui Barbosa (da Fundação Casa Rui Barbosa, órgão do Ministério da Cultura) por sua "contribuição à cultura brasileira".

Escreve freqüentemente para outros veículos da imprensa brasileira.

É autor de numerosos estudos de Ciência Política publicados no Brasil e no exterior, inclusive:

1 - Os Partidos e as Eleições no Brasil (Editora Paz e Terra, 1975), em co-autoria com Fernando Henrique Cardoso;

2 - "Democracy and Economic Reform in Brazil", em co-autoria com Edmar Bacha, incluído no volume Precarious Balance:
Democracy and Economic Reform in Latin America an East Europe, organizado por Joan Nelson e publicado pelo Overseas Development Council (Washington DC, 1994);

3 - E no entanto se move: Formação e Evolução do Estado Democrático no Brasil, 1930-1994, ensaio preparado para o volume 50 anos de Brasil, preparado para a comemoração do cinqüentenário da Fundação Getúlio Vargas (Editora da FGV, 1994), editado em português e em inglês, com prefácio de Mário Henrique Simonsen;

4 - "Brazil: Inequality against Democracy", ensaio incluído no volume Comparing Experiences with Democracy, organizado por Larry Diamond, Juan Linz e Seymour Lipset (Boulder, Colorado: Lynne Riener Publishers, 1990); terceira edição, 1999;

5 - "O Futuro da Política na Era da Globalização", conferência proferida na abertura do Seminário Internacional sobre "A Política na Virada do Século" (S. Paulo, 1995), publicada em 1995 pela Fundação Konrad Adenauer;

6 - A Democracia Brasileira no Limiar do Século 21 (São Paulo: Fundação Konrad-Adenauer, 1996);

7 - (co-organizador): Brasil e África do Sul: uma Comparação (Editora Sumaré, São Paulo, 1996).

8 - Rui Barbosa e a Construção Institucional da Democracia Brasileira, ensaio elaborado a pedido da Fundação Casa Rui Barbosa para a comemoração do 150º aniversário do nascimento de Rui Barbosa, publicado juntamente com um ensaio fotográfico de Cristiano Mascaro no volume Rui Barbosa (Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1999).
Patrono: Carlos de Campos Sucessores: Artur Mota; Francisco Pati; Alcântara Silveira




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.