Compartilhe
Tamanho da fonte



9/7/2019
ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS PERDE SEU DECANO: PAULO LÉBEIS BOMFIM
O poeta e integrante da Academia Paulista de Letras Paulo Bomfim, 92 anos, morreu no último domingo, dia 7 de julho.

A ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, que este ano completa seu 110º aniversário, lamenta a morte de seu Decano, PAULO BOMFIM. O Príncipe dos Poetas Brasileiros, eleito em 1981, como sucessor de Olavo Bilac e Guilherme de Almeida, ingressou na APL em 23.5.1963, saudado por Ibrahim Nobre.

Nesses 56 anos, foi um paradigma acadêmico: fidalgo no trato, polido, cortês, congregador. Agregar e seduzir pela palavra e pela postura heráldica era um de seus talentos. Somem-se a estes, produção poética de consistência reconhecida, preservação da memória, ardorosa defesa da Pátria e das tradições de São Paulo.

Sua casa era uma extensão da Academia e ali recebia, semanalmente, amigos velhos e amigos novos, para tertúlias bem humoradas, sempre em torno à mesa fraterna e sorvido um bom vinho.

PAULO BOMFIM descendia de bandeirantes e de fundadores de cidades, em muitas das quais está o nome de sua família, que gerou pessoas da melhor qualidade.

Serviu com devotamento idêntico o Poder Judiciário Bandeirante, que é o guardião de seu relicário memorialístico, no Espaço reservado na sede do Tribunal de Justiça para a conservação de todos os seus prêmios, medalhas, comendas e honrarias.

Honrou a cultura brasileira, não só como poeta, mas como historiador, cronista, memorialista, jornalista e homem da comunicação, pois atuou continuamente na TV e no rádio, em atividade múltipla e difusa, que ampliou o cenário intelectual bandeirante para todo o Brasil e também para o exterior.

A dois dias da celebração do Movimento Constitucionalista de 32, São Paulo se despede daquele que tanto amava esta terra, que já foi chamado de “São Paulo Bomfim”.





voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.