075  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 2  
4/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Francisco Marins

"Imensa - Srs. Acadêmicos - a responsabilidade com que, neste dia, entre deslumbrado e comovido, sento-me a vosso lado, na cadeira tutelar de Teófilo Dias, engrandecida e glorificada por dois homens de que jamais o Brasil se esquecerá"
4/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO LOURENÇO FILHO
Acadêmico: Francisco Marins

"Deve-se afirmar, em conclusão, Senhor Acadêmico, que o ciclo atual de vossa produção é eminentemente paulista, paulista pelo tema, pela linguagem e sentido estético geral."
4/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Erwin Theodor Rosenthal

"Sinto-me compelido a vos expressar, juntamente com estes agradecimentos, minha inabalável decisão de empenhar-me, com todas as forças, para colaborar convosco no engrandecimento contínuo desta Academia"
4/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO PAULO BOMFIM
Acadêmico: Erwin Theodor Rosenthal

"A jornada de vossa Excelência, Professor Erwin Theodor, é Goethiana em sua paixão e em seu equilíbrio. Fausticamente o Acadêmico de hoje conserva a juventude do jornalista de ontem!"
4/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Lygia Fagundes Telles

Foram as minhas palavras as pontes que estendi a esses próximos, amigos e amores, fui somando tudo neste ofício e vida, uma coisa só. Espero assim esclarecer o quanto estou satisfeita neste cálido convívio dos amantes da palavra
4/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO PÉRICLES E.S. RAMOS
Acadêmico: Lygia Fagundes Telles

"Estávamos em dívida para convosco, pois não era crível que uma escritora de vosso vulto ainda não tivesse tomado assento na mais alta das casas de cultura de São Paulo. Acedestes em fazer parte de nosso número. E a Academia Paulista de Letras vos recebe calorosamente."
4/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Ada Pellegrine Grinover

"Encerro meu discurso de posse com uma promessa solene: continuar lutando ao vosso lado, inspirando-me no vosso pensamento e na vossa ação e participando assiduamente, convosco e por vós, das atividades da Academia que agora generosamente me acolhe."
4/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO PAULO JOSÉ DA COSTA JR
Acadêmico: Ada Pellegrine Grinover

"Ao lado do valor da nova acadêmica, impõe-se notar seu espírito de luta e sua sede de saber. Ada sempre procurou viver intensamente, perigosamente, destemidamente, com coragem, com grande garra e amor."
4/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Massaud Moisés

"Honroso o convite, desvanecedora a insistência, prazeroso e fecundo será certamente o convívio com os seus membros, no encalço dos mesmos ideais que me acompanharam e guiaram ao abraçar a carreira universitária. Ideais esses resumíveis numa única frase: a luta contra a desumanização do ser humano, no culto das idéias e das crenças que lhe permitam regressar a si mesmo, à sua intrínseca natureza, e a dos seus semelhantes, para fazer face à crise de valores que nos ameaça de todos os lados."
4/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO ERWIN THEODOR ROSENTHAL
Acadêmico: Massaud Moisés

"Receber-vos é, portanto, satisfação para todos, na certeza de que a Academia se enriquece sobremaneira ao poder contar doravante com vossa sabedoria, experiência e boa vontade"
4/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Júlio Medaglia

"Por tudo isso, senhores acadêmicos, vejo minha eleição à esta Casa e tomada de posse desta cadeira, como uma séria missão de duplo sentido. Um deles, voltado para o passado, o de honrar e fazer jus à grandeza de sua historia e dos personagens que a ocuparam. Outro voltado para o futuro, trabalhando, também a partir daqui, para a cultura brasileira como sempre fiz."
4/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO JOSÉ PASTORE
Acadêmico: Júlio Medaglia

"Temos muitos motivos para dizer que a Academia está em festa com a chegada de Júlio Medaglia que, de hoje em diante, e por toda a sua vida, ocupará a Cadeira de Mário de Andrade."
4/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Anna Maria Martins

"Para o escritor, habituado a seu ofício solitário, nessa luta vã com a palavra - no dizer do grande Poeta e repeti-lo é sempre oportuno - para o escritor, que é a condição que me permite a honra de ingressar hoje na Academia Paulista de Letras, sair de um trabalho solitário e enfrentar as luzes e honrarias desta tarde festiva, significa a recompensa por um ofício árduo, demasiado exigente e nem sempre reconhecido."
4/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO ISRAEL DIAS NOVAES
Acadêmico: Anna Maria Martins

"Já agora, com vossa chegada, atingimos a pequena cifra de três senhoras escritoras, e que escritoras! e que Senhoras! e que Senhoras escritoras!", destacou o acadêmico sobre Anna Maria Martins
4/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Luiz Carlos Lisboa

"Obrigado porque me recebeis, porque nos revelamos todos ligados nessa cadeia imensa de sincronicidade, mas obrigado principalmente pela honra do acompanhamento e pelo prazer da convivência", destaca o novo acadêmico.
4/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO RUBENS TEIXEIRA SCAVONE
Acadêmico: Benedito Lima de Toledo

"Escritor Luiz Carlos Lisboa.Sede bem-vindo, orgulhosos estamos de vossa presença. Acolhido fostes mediante direito de conquista"
4/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Gabriel Chalita

"Quem teve acesso à cultura, ao ensino tem ainda maior responsabilidade de fazer prosperar a presença do bom e do belo, ensinava Tomás de Aquino na escolástica", afirmou o novo acadêmico Gabriel Chalita.
4/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO PAULO BOMFIM
Acadêmico: Gabriel Chalita

"Meu caro Gabriel Chalita, a Academia Paulista de Letras sente-se mais jovem com sua presença", assim o Acadêmico Paulo Bomfim saúda o novo acadêmico, Gabriel Chalita.
4/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Célio Debes

Celio Debes homenageia seus antecessores e fala sobre o prestígio da Academia e alegria de fazer parte de tão seleto grupo.
4/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO FRANCISCO MARINS
Acadêmico: Célio Debes

"Assim, Senhor Célio Debes, prestastes tributo valioso à reconstituição da História da República quando decidistes enfrentar o problema das biografias de Campos Sales e, presentemente, a de Washington Luiz", destacou o acadêmico Francisco Marins.
4/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: José Renato Nalini

"Uma Casa de Intelectuais, num Estado como São Paulo, continua a titularizar relevância imensa. Ostenta elevada missão a cumprir e o presente clama por um protagonismo heróico. Preservar a cultura, zelar pelo idioma, disseminar o saber aplicado à transformação da vida."
4/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO PAULO BONFIM
Acadêmico: José Renato Nalini

"A vida de José Renato Nalini é toda ela uma lição de Ética. Vive com sabedoria a vocação judicante que se reflete naquilo que escreve e nos ensinamentos que transmite a seus alunos" destaca Paulo Bomfim na recepção ao confrande José Renato Nalini
4/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Raul Cutait

"Ao adentrar nesta Casa, cabe-me não me sentir envaidecido, mas sim me perguntar como posso contribuir para seu engrandecimento, não só em respeito a ela e aos membros presentes e que nos sucederam, mas principalmente à sua causa, à causa das letras, das letras como força motriz do crescimento intelectual e espiritual do homem."
4/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO GABRIEL CHALITA
Acadêmico: Raul Cutait

"A vida se reveste de significado quando amamos as pessoas. É o que nos identifica e nos plenifica.A Medicina e a Literatura são artes de amor e de conhecimento", destaca o acadêmico Gabriel Chalita ao receber o novo confrade, o médico Raul Cutait.
4/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Walcyr Carrasco

"Ser recebido pela Academia Paulista de Letras é aceitar uma missão. Uma missão que se perpetua através dos vários ocupantes de cada cadeira. É carregar uma tocha que deve permanecer sempre acesa iluminando o mundo que nos cerca."
 1     2    3   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.