0116  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 1  
21/3/2024
DISCURSO DE RECEPÇÃO À ACADÊMICA ANGELITA GAMA
Acadêmico: José Renato Nalini

Para todos nós, crentes na cultura, nas letras, no inefável, cumpre-nos reconhecer que “toda beleza é como um raio e vestígio da imensa formosura de Deus. Por isso a recebemos como um bem e a admiramos”
6/3/2023
DISCURSO DE POSSE (OCORRIDA NO COLÉGIO DANTE ALIGHIERI EM 15/04/2010)
Acadêmico: Tatiana Belinky

Olha, é isso aí, muito obrigada. Estou tão contente, mas tão contente, que a essa altura, Sua Majestade a Palavra me falta, me falha, me falta para exprimir realmente o que eu sinto e o que eu quero dizer a vocês!
6/3/2023
DISCURSO DE RECEPÇÃO (ACADÊMICO FRANCISCO MARINS)
Acadêmico: Tatiana Belinky

Acolhemos, nesta oportunidade, uma personalidade de muitas “Artes” em sentido positivo e até “Arteirices” que precisamos justificar, por terem conteúdos precursores, em tarefas a que se propôs, algumas em desafios, face à sua condição de imigrante – a principal na conquista do nosso idioma para se tornar escritora, roteirista de teatro e TV, tradutora, adaptadora de autores clássicos, em tudo com grande relevo.
6/3/2023
DISCURSO DE POSSE (15 DE FEVEREIRO DE 2001)
Acadêmico: Paulo José da Costa Junior

E hoje tomo posse, no dia 15 de fevereiro, data do meu aniversário, a qual, por caprichosa coincidência do destino, quase coincide com a de vários outros ocupantes da cadeira, aquarianos como eu...
6/3/2023
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO GERALDO DE CAMARGO VIDIGAL
Acadêmico: Benedicto Ferri de Barros

Chega B. de Barros agora à nossa academia, no fastígio de suas realizações poéticas e coroando uma existência dedicada às letras.
6/3/2023
DISCURSO DE POSSE (20 DE SETEMBRO DE 1990)
Acadêmico: Benedicto Ferri de Barros

A imortalidade – qual bem sabemos! – não nos pertence, não está em nós, mas na vocação, no ofício e no ritual que esta casa celebra e que se resume à memória, registro e evocação da arte literária.
5/3/2023
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO FRANCISCO MARINS
Acadêmico: Paulo José da Costa Junior

Ouvimos atentos vossa formosa oração que, obediente aos Estatutos, ateve-se a um breve retrospecto biobibliográfico das ilustres figuras que vos antecederam e tanto ilustraram, com suas presenças, ideais de vida e seus escritos, o nome desta Instituição.
20/2/2023
DISCURSO DE POSSE DO ACADÊMICO TOM ZÉ NA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, EM 17/11/2022
Acadêmico: Tom Zé

Tomei um susto, porque, indo tocar com uma pessoa, ela me disse: é muita honra. Mas eu não tenho honra nenhuma. Porém agora eu não posso mais fugir dessa palavra. Tenho muita honra por estar aqui.
20/9/2022
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO FRANCISCO MARINS
Acadêmico: Hernâni Donato

Hernâni Donato, escritor do Peabiru - A Academia Paulista de Letras engalana-se hoje, num dia de glória e de espera, para receber-vos, como o mais novo membro de sua grei, eleito para vos assentardes aqui até à morte, pelo trabalho já produzido como autor fecundo em múltiplos e variados gêneros - mas, e ainda, pelo muito que a cultura deste país espera de vossos talentos, vocação e inegável tenacidade.
20/9/2022
DISCURSO DE POSSE - 24 DE MAIO DE 1972
Acadêmico: Hernâni Donato

Esta aceitação é parte do destino de São Paulo intelectual. Este 1972 - Ano Internacional do Livro - assinala também o cinquentenário da Semana de Arte Moderna, divisor das águas literárias e das artes brasileiras.
8/9/2022
DISCURSO DE RECEPÇÃO A DJAMILA RIBEIRO PELO ACADÊMICO LEANDRO KARNAL
Acadêmico: Djamila Ribeiro

"Decidi falar de quatro Djamilas em um poliedro possível. Toda escolha implica perdas. Fiz as minhas no caleidoscópio biográfico."
1/9/2022
DISCURSO DE POSSE DE DJAMILA RIBEIRO, EM 01 DE SETEMBRO DE 2022
Acadêmico: Djamila Ribeiro

Nós, mulheres, sabemos como nosso caminho passa por um funil mais apertado, mas nos apoiamos em nossas mais velhas para termos a força e sabedoria de abrirmos caminhos para as gerações que estão aqui e as outras que virão.
1/7/2022
DISCURSO DE POSSE DE JOÃO LARA MESQUITA
Aqui eu poderia influenciar os formadores de opinião a fazer como fez o presidente e Temer, e voltarem a olhar para o mar com o mesmo empenho com que olham para a Amazônia, o Pantanal, ou o Cerrado.
30/6/2022
DISCURSO DE RECEPÇÃO DE ANTONIO PENTEADO MENDONÇA A JOÃO LARA MESQUITA
João é múltiplo, irrequieto, inconformado. joão Lara Mesquita acredita que a missão do ser humano é, dentro do seu espaço, tentar fazer o mundo um lugar um pouco melhor, porque sabe que as sociedades podem ser menos desiguais e mais justas.
9/6/2022
DISCURSO DE RECEPÇÃO A LEANDRO KARNAL PELA ACADÊMICA MARIA ADELAIDE AMARAL
Acadêmico: Leandro Karnal

Leandro Karnal se apresenta como Historiador, mas é propaganda enganosa. Na verdade é um generalista, um homem do Renascimento, que conhece Arte de todas as eras, estilos e regiões.
9/6/2022
DISCURSO DE POSSE DO ACADÊMICO LEANDRO KARNAL
Acadêmico: Leandro Karnal

Tenho o coração transbordante de gratidão nesta noite. Recebi mais do que dei. Confiaram em mim além do meu merecimento. Errei e cresci. Tornei-me professor por ter sido aluno. Aos meus formadores minha devotada gratidão.
2/6/2022
DISCURSO DE POSSE DA ACADÊMICA MARY DEL PRIORE
Acadêmico: Mary del Priore

Ao me acolher, os senhores consagram minha adoção por São Paulo. Lugar de minha formação intelectual e de meu coração, São Paulo é a terra dos meus ancestrais e aquela de meus filhos e netos.
2/6/2022
DISCURSO DE RECEPÇÃO A MARY DEL PRIORE, PELA ACADÊMICA MARIA ADELAIDE AMARAL
Acadêmico: Mary del Priore

Em tudo o que faz, Mary Del Priore conjuga refinamento e simplicidade e alia o saber a uma grande sensibilidade.
30/5/2022
DISCURSO DE POSSE DO ACADÊMICO MICHEL TEMER
Acadêmico: Michel Temer

Confesso que o ato de hoje remete meu pensamento aos meus 15/16 anos quando imaginava que seria escritor.
26/5/2022
DISCURSO DE RECEPÇÃO A MICHEL TEMER, PELO ACADÊMICO CELSO LAFER
A temperança aguçou a percepção de Michel Temer das características dos eventos, dos fatos e das pessoas e da complexidade da vida política.
7/4/2022
DISCURSO DE POSSE DA ACADÊMICA BETTY MILAN
Acadêmico: Betty Milan

DISCURSO DE POSSE DA ACADÊMICA BETTY MILAN NA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, EM 31 de março 2022
31/3/2022
DISCURSO DE RECECPÇÃO A BETTY MILAN PELO ACADÊMICO JOSÉ RENATO NALINI
Acadêmico: Betty Milan

"BETTY, aquela que não se repete e não abre mão do seu desejo. Ama a psicanálise, mas sua paixão é o desafio da escrita e, particularmente, do romance."
16/6/2021
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Antonio Ermírio de Moraes

"Que láureas terá um engenheiro para integrar uma academia de letras? Que títulos terá um pelejador da indústria para ombrear com os criadores de sonhos e fantasias? O engenheiro é seco, vai direto ao ponto, ama a linha reta e se às vezes admira uma parábola ou uma catenária é tão somente para desvendar-lhe a equação fria."
16/6/2021
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO PAULO BOMFIM
Acadêmico: Antonio Ermírio de Moraes

"Meu caro Antônio Ermírio, cabulemos pela primeira vez uma aula do Liceu Rio Branco. Desçamos a Vila Nova dando uma parada na biblioteca infantil para abraçar dona Lenira Fracarolli. Depois, lentamente, cruzaremos a Rua Bento Freitas e, subitamente, perceberemos que estamos no Largo do Arouche em frente a portões dourados que se abrem."
15/6/2021
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: João de Scantimburgo

"Mas o nosso dever é o de cultivarmos as letras. Se não alcançamos a beleza na sua plenitude, sejamos-lhe, ao menos, fiéis adoradores, em êxtase admirando a sua face resplandecente."
 1    2     3     4     5   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.