Compartilhe
Tamanho da fonte


NATAL- 2017
Acadêmico: Dom Fernando Antonio Figueiredo
"Reflexão do Evangelho" texto escrito pelo acadêmico Dom Fernando Antonio Figueiredo.

Na pequena cidade de Nazaré, uma jovem, de nome Maria, estava em oração, quando lhe aparece o Arcanjo Gabriel, que anuncia ter sido ela escolhida para ser habitáculo do Filho de Deus. Manifestação da magnanimidade misericordiosa do Pai, junto a Quem, diz o anjo a Maria: “Tu encontraste graça”. A filha de Sião do fim dos tempos, a cheia de graça, sobre quem desce a sombra do Espírito Santo, torna-se Mãe da Pessoa do Primogênito, Jesus.
De Maria, nasce Um dentre nós, capaz de nos englobar em todas as nossas possibilidades, sem excluir nada, a não ser o pecado. Por isso, não é ousado declarar que Jesus só podia fazer-se homem nascendo da Virgem Maria, herdeira da História da Salvação. Maravilha! Mesmo que não houvesse o pecado original, o Filho eterno de Deus se encarnaria como coroa da criação, e a ofereceria ao Pai, no Amor do Espírito Santo.
“Alegrem-se os céus, rejubile a terra! ” (Sl 95,11). O nascido da Virgem Maria, o Messias, é o Filho muito amado do Pai celestial, que, sem deixar de ser Deus, se tornou verdadeiramente homem. Nele, cada um de nós, em harmonia com todos os demais seres humanos, é capacitado a caminhar, em sua individualidade única e irrepetível, em direção a Deus, sem qualquer perturbação de sua dignidade.
Natal é Deus que vem a nós; um Deus que assume a nossa natureza e, sem aboli-la, a orienta para sua realização plena. Natal é o Filho de Deus que se fez carne; alegremo-nos, pois as trevas do pecado se dissipam e o mundo é iluminado pela brilhante luz da esperança, prelúdio da Ressurreição!
Que a luz divina ilumine a sua vida e a de seus familiares! Feliz e abençoado Natal! Um novo Ano em que a verdade, presente em cada pessoa, corretamente entendida, conduza todos os povos à adequada realidade humana da paz, da justiça e da fraternidade!
†Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.