0731  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 9  
24/7/2018
NOSSO MAR VAI CRESCER?
Acadêmico: José Renato Nalini

"As péssimas ambientais dos últimos anos, a evidenciar o acelerado retrocesso na tutela ecológica ufanista proclamada aos sete ventos, às vezes merecem compensação mínima, como a vontade brasileira de proteger 900 mil quilômetros quadrados de oceano."
22/7/2018
A LUTA DO BEM CONTRA O MAL
Acadêmico: Gabriel Chalita

"Respostas simplistas não resolvem grandes inquietações. As perguntas sobre os outros talvez sejam um caminho para refletirmos sobre a nossa própria dualidade. Bondades e maldades, não sei por qual razão, estão em nós. Só sei que precisamos ser fortes o suficiente para decidirmos."
20/7/2018
O QUE ESTÁ FALTANDO?
Acadêmico: José Renato Nalini

"Absurdo é o ser humano haver atingido escala inimaginável na ciência e na tecnologia e continuar a se comportar como um irracional. Insensato em relação a si mesmo, cruel no convívio com o outro, insano no contato com a natureza e aparentemente desvinculado de Deus."
20/7/2018
1932: INDÚSTRIA E CIÊNCIA
Acadêmico: José de Souza Martins

"A Revolução de 1932 foi um corajoso ato para desatar os nós da República que 1930 não desatava. Os porta-vozes do atraso acham que a Revolução de julho foi um movimento separatista. Não sabem que S. Paulo era um estado industrializado e o da indústria mais promissora."
18/7/2018
O BIG BROTHER DA POLÍTICA
Acadêmico: José Renato Nalini

"Desconfie de todos. São competidores. Estão sempre tramando, cavando buracos, armando armadilhas, puxando tapetes e maquinando para que o adversário tropece e caia."
16/7/2018
VIOLÊNCIA E SEGURO
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

"As estatísticas apontam que o índice de homicídios por cem mil habitantes é mais alto no Rio de Janeiro do que em São Paulo, verdade que se aplica também aos mortos em acidentes de trânsito."
16/7/2018
VASO SANITÁRIO NÃO É LIXO
Acadêmico: José Renato Nalini

"Incrível como em pleno século 21, as pessoas não tenham educação e continuem a se servir dos vasos sanitários para descartar tudo aquilo que deveria ter um endereçamento diferente."
15/7/2018
O DIREITO E SEUS PROBLEMAS
Acadêmico: Celso Lafer

"A Constituição ampliou o acesso à Justiça, que encontrou eco na litigiosidade da sociedade e a multiplicidade de recursos processuais estimula. Daí uma sobrecarga não só do volume, mas da complexidade de demandas com que se confronta o Judiciário."
15/7/2018
SABER DIVIDIR
Acadêmico: Gabriel Chalita

"O pequeno, um pouco maior, chegou para pegar o alimento. Cada um tinha direito ao seu. Ele compreendeu e não tentou pegar para dois. Pediu apenas mais um prato para dividir. A senhora olhou e quis saber. Ele mostrou o irmão sentado, com a perna machucada. 'É meu irmão', disse com um dizer orgulhoso, com um dizer cuidadoso."
10/7/2018
VENDIDO PELO PAI
Acadêmico: José Renato Nalini

"Nasceu na Bahia, filho de uma africana livre, da nação nagô, chamada Luiza Mahin. Era belíssima, personalidade forte e temperamento agressivo. Em 1837, por haver participado da Sabinada, uma revolução que o Império não tolerou, foi presa e enviada para o Rio."
9/7/2018
A ATUALIDADE DA REVOLUÇÃO DE 1932
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

Entre 9 de julho e 2 de outubro de 1932, o Estado de São Paulo, apoiado pelas poucas tropas enviadas por Mato Grosso, enfrentou os "demais estados brasileiros, comandados pela ditatura de Getúlio Vargas, numa dura luta ao longo de suas divisas com Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná."
9/7/2018
PLANOS DE SAÚDE - É HORA DE TER BOM SENSO
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

"O conceito dos planos de saúde privados está previsto na Constituição de 1988 e é o atendimento suplementar da saúde pública. Quer dizer, a inciativa privada pode atuar suplementando, mas não assumindo a oferta, as obrigações e os direitos da saúde pública."
9/7/2018
QUEM NÃO ESTÁ SUJEITO?
Acadêmico: José Renato Nalini

"O que foi que aconteceu com o Brasil? Por que não se aceita que alguém pense diferente? Por que o preconceito não desaparece? Por que a maledicência continua a crescer?"
8/7/2018
OS TRÊS HEMISFÉRIOS DO CÉREBRO BRASILEIRO
Acadêmico: Bolívar Lamounier

"Inegavelmente, um deles tem um modelo de crescimento e diretrizes de política econômica"
8/7/2018
O FILHO DE LETÍCIA
Acadêmico: Gabriel Chalita

"Nos barulhos dos seus pensamentos, Letícia reza. Não sabe mais o que fazer. O filho já vive o tempo das não-autorizações."
7/7/2018
SEGURANÇA NA SEGURANÇA
Acadêmico: Miguel Reale Junior

"Cresceu vertiginosamente, especialmente em Estados do Norte e Nordeste, o número de homicídios, que nessas regiões alcançam no ano a média de 50 por 100 mil habitantes."
5/7/2018
DA POLARIZAÇÃO À ANOMIA
Acadêmico: Bolívar Lamounier

"A corrupção amazônica é corajosamente enfrentada em Curitiba, mas, em Brasília, a Segunda Turma do STF insiste em passar uma borracha em tudo, com a cara mais limpa desse mundo."
4/7/2018
PREFÁCIO PARA LIVRO DE DANIEL NASTA “LO QUE EL MUNDO ENSEÑA”
Acadêmico: Roberto Duailibi

"Seu livro começa com uma frase de Clarice Lispector que indica quase tudo num único trecho: A trajetória não é apenas um modo de ir, a trajetória somos nós mesmos..."
4/7/2018
NÃO É FICÇÃO CIENTÍFICA
Acadêmico: José Renato Nalini

Não haverá veículos particulares. Os coletivos serão autônomos, não necessitarão de motoristas e atenderão a todas as necessidades.
2/7/2018
LEI SECA - SUCESSO RELATIVO
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

"O trânsito nacional tem números de guerra civil no Iraque. Anualmente, mais de quarenta mil mortos e perto de quinhentos mil inválidos colocam o Brasil numa posição de destaque entre as nações com maior número de mortes violentas, proporcionais e absolutas."
2/7/2018
LINCOLN NO LIMBO
Acadêmico: José Renato Nalini

"O livro é um conjunto de citações, de notícias, de cogitações do autor, um badalado escritor americano, que já ganhou os maiores prêmios na área: a MacArthur e Guggenheim Fellowships, o Folioe, o Man Booker Prize e também vendeu os direitos desse livro insólito e sedutor ao cinema."
1/7/2018
O TEMPO DA SABEDORIA
Acadêmico: Gabriel Chalita

"Eu observava as suas mãos. As marcas do tempo não tiraram a beleza. Observava o seu olhar enquanto os outros falavam. A atenção ao outro é prova de amor e de sabedoria. Observava o seu texto mesmo quando discordava do que alguém havia dito. Cuidadoso. Sinal de respeito."
29/6/2018
REVOLUÇÃO SILENCIOSA
Acadêmico: José Renato Nalini

"As vozes otimistas que reconhecem os tempos terríveis que nos são dados vivenciar, pregam a urgência de micro-revoluções, de reações individuais ou de pequenos grupos, com o intuito de enfrentar problemas aparentemente insolúveis, para mostrar que o governo não é imprescindível. A vida tem jeito, mesmo com ele ruim."
27/6/2018
PARENTE SERPENTE
Acadêmico: José Renato Nalini

" Há mais ingênuos entre os que nunca adentraram à sordidez da política partidária do que se imagina."
25/6/2018
NÚMEROS APAVORANTES
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

"Basta prestar atenção no que acontece em volta, pelas ruas e estradas do país, para não se ter dúvida que o caos tomou conta das ruas brasileiras."
 1     2     3     4     5     6     7     8     9  

 10     11     12     13     14     15     16     17     18     19   

 20     21     22     23     24     25     26     27     28     29   

 30   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.