0630  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 4  
18/8/2018
RAIVA OU MODERAÇÃO: A BIFURCAÇÃO POLÍTICA DO PAÍS
Acadêmico: Bolívar Lamounier

"A eleição deste ano transcorrerá num clima antipolítico como há muito não víamos."
17/8/2018
MÍSSEIS INTELIGENTES
Acadêmico: José Renato Nalini

"Os estudantes precisam que lhes forneçam de início a capacidade de aprender e aprender depressa. Precisam que se lhes desperte a curiosidade. E também precisam aprender a esquecer. Porque as informações são descartáveis. Logo serão obsoletas e substituídas por outras. Haverá um momento em que o conhecimento adquirido se tornará inútil e será preciso jogá-lo fora, esquecê-lo e substituí-lo."
15/8/2018
O ELO DA PONTE EM MINHA MESA
Acadêmico: Ignácio de Loyola Brandão

"Quem escreve fica assombrado com a história de Euclides Da Cunha ter corrigido as páginas impressas da primeira edição de Os Sertões, uma a uma, raspando os erros com canivete e usando caneta com pena fina."
15/8/2018
NA ERA DO CAFÉ
Acadêmico: Anna Maria Martins

"A Bolsa de Café e a Associação Comercial escolhiam o corpo diretivo entre empresários de projeção. Suas firmas, comissárias e exportadoras, representavam a força do setor financeiro."
15/8/2018
UMA REVOLUÇÃO PERMANENTE
Acadêmico: José Renato Nalini

"Já colhemos os frutos mirrados desse desperdício de tempo e de recursos. Gerações despreparadas, desempregadas e desalentadas. Mas sempre prontas para as baladas, para os shows internacionais e para a diversão contínua, como se o futuro fosse reservar a todos permanente festa."
13/8/2018
COMO FICA O CORRETOR DE SEGUROS?
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

"A vida pessoal perde diariamente o resto de privacidade que as redes sociais ainda permitem. A exposição pública fugiu do controle e as pessoas podem ser jogadas em situações inesperadas por um filme colocado na internet sem a menor intenção de atingi-las."
13/8/2018
SAFÁRI & OUTRAS CAÇADAS
Acadêmico: José Renato Nalini

"De certa forma, o ritual acontece também no Brasil. Fazendas mato-grossenses oferecem o abate da onça pintada, praticamente eliminada de nossa fauna. E, metaforicamente, o homicídio de mais de sessenta mil jovens do sexo masculino, quase todos pardos ou negros, não é um atestado de nossa crueldade?"
12/8/2018
O DIA DOS PAIS
Acadêmico: Gabriel Chalita

"Enquanto escrevo, vejo, depois de tantos anos, o sorriso do meu pai. Suas mãos grandes acariciando meu rosto. Seu convite a nunca deixar de ter fé. Quanta fé teve meu pai! Mesmo em seus calvários, mesmo na partida dos filhos que foram antes dele, ele agradeceu a Deus o tempo da convivência. "
8/8/2018
DAR CHANCE À INTELIGÊNCIA
Acadêmico: José Renato Nalini

"O MIT desenvolveu um projeto de pesquisa para acelerar a inovação no Brasil. Para isso, é preciso aumentar a integração do País com o mundo. Não fazendo com que nossas melhores inteligências migrem para outros espaços onde elas são reconhecidas. Mas flexibilizando as regras locais, um caótico sistema de proibições, para facilitar o acesso a centros de inovação internacionais."
7/8/2018
TRILHOS
Acadêmico: Anna Maria Martins

"Preferência desde sempre, a viagem de trem. O sacolejar macio cruzando o Casqueiro, subindo a serra úmida e enevoada, a vegetação encoberta pela neblina, a mata entrevista das janelas, o alto da serra. Paranapiacaba e depois a planície."
6/8/2018
NO BRASIL VALE TUDO
Acadêmico: José Renato Nalini

"É muito bom ter um discurso irretocável na retórica e ajudar a destruir um patrimônio planetário, que aos poucos e mais rapidamente do que se poderia esperar converterá a região amazônica num deserto semelhante ao Saara."
6/8/2018
PLANO DE SAÚDE NÃO É DIREITO, É CONTRATO
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

"Como se não bastasse a falta de recursos públicos, a crise dos últimos anos, com imensa perversidade, retirou dos planos de saúde privados mais de três milhões de segurados, diminuindo o faturamento da atividade, e os jogou nas filas do SUS, aumentado os gastos do Governo, sem, todavia, ter a contrapartida do aumento dos repasses para a área."
6/8/2018
O VALOR DA EXPERIÊNCIA
Acadêmico: Miguel Reale Junior

"A radiografia do atual instante do processo eleitoral traz imagem borrada. Há larga indiferença e grande perplexidade, com número significativo de indecisos. Começam a existir, todavia, interesse e preocupação em fazer uma escolha sopesada. Assim, mesmo no embaçado, podem-se distinguir algumas relevantes circunstâncias."
5/8/2018
A VONTADE DE SER ACEITO
Acadêmico: Gabriel Chalita

"Era isso que pensava o menino que se preparava para ir à escola. A mochila, presente de uma tia, o irmão tinha levado. Pegou o caderno, do semestre anterior, um pequeno estojo com lápis e caneta e lá se foi para a escola."
5/8/2018
A VONTADE DE SER ACEITO
Acadêmico: Gabriel Chalita

"Era isso que pensava o menino que se preparava para ir à escola. A mochila, presente de uma tia, o irmão tinha levado. Pegou o caderno, do semestre anterior, um pequeno estojo com lápis e caneta e lá se foi para a escola."
3/8/2018
LIÇÕES ESLOVENAS
Acadêmico: José Renato Nalini

"Sua população total equivale a um décimo do conglomerado insensato chamado capital paulista. São dois milhões os seus habitantes, enquanto a São Paulo expandida a Grande São Paulo deve ultrapassar os vinte e dois milhões."
3/8/2018
MAIS UM GRITO PELA VIDA!
Acadêmico: Eros Roberto Grau

"A estatística dá notícia de que 35% dos fetos anencéfalos vencem o período de gestação e chegam ao parto, momento que lhes é garantido à luz da Constituição do Brasil e da lei. O que a estatística não diz é que a certeza do diagnóstico médico da anencefalia não é absoluta, de modo que a prevenção do erro, mesmo culposo, não será sempre possível. O que dizer, então, do erro doloso?"
1/8/2018
O DRAMA NACIONAL DO ENSINO MÉDICO
Acadêmico: Raul Cutait

"A formação dos profissionais de medicina no país vem sendo posta em xeque em razão da abertura indiscriminada de faculdades"
30/7/2018
COMO EXPLICAR?
Acadêmico: José Renato Nalini

"A despeito de tudo, é preciso confiar na Democracia. Agarrar-se às explicações esfarrapadas de que somos um país jovem, de que há muito a aprender e que as novas gerações não podem ser desiludidas."
30/7/2018
SEGUROS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

"As clínicas veterinárias mais antigas não se pareciam com as clínicas dos dias de hoje. Eram muito mais simples, o atendimento não tinha maior sofisticação nos quesitos recepção e hotelaria. O tratamento era direto e o preço, evidentemente, compatível com o que era oferecido, ainda que, profissionalmente, os serviços fossem do mais alto nível."
29/7/2018
A FRAGILIDADE HUMANA
Acadêmico: Gabriel Chalita

"Guardar os nossos sentimentos com medo de que nos machuquem é desconsiderar a razão da existência dos sentimentos."
28/7/2018
EDUCAÇÃO: O DESAFIO É MUITO MAIOR
Acadêmico: José Renato Nalini

"A escola brasileira está ultrapassada. Raríssimas as exceções ao universo da mesmice, do trilhar os mesmos caminhos, na cegueira que não vê o mundo mudar, na surdez de quem não ouve o clamor do alunado."
27/7/2018
A INSEGURANÇA JURÍDICA E O JUDICIÁRIO
Acadêmico: Ives Gandra da Silva Martins

"O país não discute a idoneidade e a competência dos magistrados."
27/7/2018
A INSEGURANÇA JURÍDICA E O JUDICIÁRIO
Acadêmico: Ives Gandra da Silva Martins

"De legislador negativo, que sempre foi o Judiciário, passou a ser legislador positivo e a legislar em lugar do Legislativo, em seus vácuos ou nas suas discordâncias, assim como a administrar ações do Executivo de acordo com suas preferências jurídicas, quando não ideológicas. Nada fere mais a Constituição do que tal postura."
27/7/2018
VIRAMOS AVESTRUZES HUMANOS?
Acadêmico: José Renato Nalini

"Olhar constantemente para o dispositivo móvel tem um lado social e um fisiológico, diz Adam Popescu, do NYT. A cabeça humana média pesa entre 4,5 kg e 5,5 kg e, ao curvar nosso pescoço para escrever uma mensagem de texto ou olhar o Facebook, a atração gravitacional sobre a cabeça e a tensão no pescoço crescem até o equivalente a 27 quilos de pressão. É uma postura que resulta em perda gradual da curva espinhal."
 1     2     3     4    5     6     7     8     9   

 10     11     12     13     14     15     16     17     18     19   

 20     21     22     23     24     25     26   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.