0327  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 13  
5/5/2016
MOMENTO COMPLICADO
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

Em artigo publicado no Jornal O Estado de São Paulo, o acadêmico Antonio Penteado de Mendonça comenta sobre a imagem do país e os problemas relacionados aos Jogos Olímpicos no país.
2/5/2016
DILMA, A PRESIDENTE GOLPISTA
Acadêmico: Ives Gandra da Silva Martins

Em artigo publicado no Jornal O Estado de S.Paulo, dia 02 de maio, o Acadêmico Ives Gandra discorre sobre golpe e democracia no Brasil.
1/5/2016
ENTRE JOVENS
Acadêmico: Gabriel Chalita

A curiosidade dos participantes de uma palestra e o desejo de melhorar as coisas, contagiado pela energia dos jovens, é o tema do artigo do acadêmico Gabriel Chalita, publicado no jornal Diário de São Paulo.
27/4/2016
LOUCURA OU SONHO?
Acadêmico: Gabriel Chalita

Nesta semana, comemoramos o aniversário de Monteiro Lobato. Foi ele uma escola de construções de narrativas e personagens. Um louco na arte de desbravar. Seu jeito de fazer do livro um companheiro essencial uniu o talento de escritor e a ousadia do empreendedor
27/4/2016
O TEMPO E O TEMPO
Acadêmico: Gabriel Chalita

Artigo do Acadêmico Gabriel Chalita publicado no jornal Diário de S. Paulo, dia 24 de abril.
27/4/2016
NÃO É TUDO A MESMA COISA
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

A operação de seguro é pouco conhecida no Brasil. Apesar do setor responder por algo próximo de 6% do PIB, o número de brasileiros que contratam seguros ainda é pequeno. Basta dizer que mais de 18 milhões de imóveis não têm qualquer tipo de seguro e apenas 25% da frota de veículos nacional está segurada para não deixar dúvida a respeito disso.
20/4/2016
ELITE CULTURAL EMPRESTA PRESTÍGIO À TRAPAÇA IDEOLÓGICA DO LULOPETISMO
Acadêmico: Bolívar Lamounier

Inquestionável, isso sim, é que a criação do mito Lula e da ideologia lulopetista deveram-se, em grande parte, à influência de uma parcela das elites culturais como professores e estudantes universitários, escritores e uma parte do clero e da imprensa, coadjuvadas, é claro, pelo outrora rebelde sindicalismo.
20/4/2016
CHEFE DA UTI
Acadêmico: Miguel Reale Junior

Começam, por volta de 10 de maio, os cem dias de Temer, nos quais será desafiado a impor sua autoridade e a indicar as diretrizes de dias mais seguros. Deve-se comemorar o fim de uma era nefasta, mas imensas dificuldades estarão presentes.
20/4/2016
TEMA RECORRENTE
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça

A diferença entre os estragos causados pelos políticos e os danos de origem climática é que, se não existe seguro para os estragos causados pelos políticos, os danos de origem climática podem, em boa parte, ser segurados
20/4/2016
COMEÇAR E TERMINAR
Acadêmico: Gabriel Chalita

Em artigo publicado no jornal Diário de S. Paulo, dia 17 de abril, Gabriel Chalita fala sobre o imediatismo e o tempo necessário para todas as coisas.
19/4/2016
A DESVALORIZAÇÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA
Acadêmico: José Pastore

Em artigo publicado no Jornal O Estado de São Paulo o acadêmico Ives Gandra comenta sobre a perseguição que alguns magistrados fazem à negociação coletiva.
15/4/2016
PEDAÇO DE MIM
Acadêmico: Gabriel Chalita

"Eu disse sobre o milagre da transformação da dor em saudade. E lembrei-me novamente da canção. Da força da imagem da mãe que arruma o quarto do filho que já morreu. A saudade vai ocupando as tais lacunas. E, aos poucos, ela vai colorindo um outro quadro".
15/4/2016
JORNADA DE OTÁRIOS
Acadêmico: Bolívar Lamounier

"É óbvio que a conta não bate, mas, e daí? O conteúdo de tais afirmações é o que menos interessa. A mensagem é apenas um meio. O que ambas - a intelectual e a presidente quiseram dizer foi que a realidade não importa. O discurso pode ser uma mentira escandalosa ou pode se referir a um objeto inexistente, ou imaginário tanto faz."
13/4/2016
GRAMSCI E O PRÉ-SAL-SAL NA CRISE BRASILEIRA
Acadêmico: Luiz Carlos Lisboa

"A origem de muito que nos inquieta e até desespera se mostra então vaga, e como tal sugere mais dúvidas. Que dizer dessa perplexidade quando é o destino de um país e de um povo que está em jogo? "
13/4/2016
CREPÚSCULO DE UMA FARSA
Acadêmico: Bolívar Lamounier

"Em qualquer país onde a democracia e processo eleitoral sejam levados um pouco mais a sério, Dilma teria que admitir na campanha a inexorabilidade de algum ajuste. Se optasse por fazê-lo, certamente iria “tergiversar” um pouco, isso é de sua natureza e em certa medida inevitável em campanhas eleitorais. "
8/4/2016
O HUMOR ESTÁ DERRUBANDO O GOVERNO
Acadêmico: Roberto Duailibi

Em artigo publicado pelo Jornal Folha de São paulo no dia 06 de abril, o acadêmico Roberto Duailibi fala sobre o humor (ou a falta dele) no governo Dilma Roussef.
8/4/2016
CARTA AO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA, POR BOLÍVAR LAMOUNIER
Acadêmico: Bolívar Lamounier

Valho-me da presente para encarecer a necessidade de uma intervenção urgente e enérgica por parte de Vossa Excelência no sentido de coibir a compra de votos de deputados federais orquestrada e conduzida pelo Sr. Luís Inácio Lula da Silva
31/3/2016
A ADAPTAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS PARA A TV
Acadêmico: Renata Pallottini

Em artigo para a Revista do SESC, a escritora comenta sobre os desafios da adaptação de textos literários, os desafios do trabalho e as qualidades de um bom adaptador.
30/3/2016
O PODER SE PUTREFAZ
Acadêmico: José Renato Nalini

Artigo publicado no Jornal de Jundiaí em 2011 sobre política, corrupção e a as demandas sociais da população.
30/3/2016
EXCESSO DE LIVROS OU ESCASSEZ DE LEITORES?
Artigo do acadêmico José Pastore, publicado no jornal O Estado de São Paulo em dezembro de 2011
23/3/2016
DESEMPREGO NO COMÉRCIO E SERVIÇOS
Acadêmico: José Pastore

Em artigo publicado no Jornal Correio Braziliense, dia 23 de março, o acadêmico José Pastore fala sobre o desemprego e os reflexos sociais e econômicos.
29/2/2016
O MAIOR JULGAMENTO NÃO É O DA JUSTIÇA
Acadêmico: Roberto Duailibi

" Os que foram condenados e até presos hoje são alvo, assim como suas famílias, do desprezo popular ao entrar num restaurante, num saguão de aeroporto. Essa é a pior punição, a maior condenação que alguém com apego à popularidade pode sofrer"
10/2/2016
A CULTURA DO VERNÁCULO NA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS
Acadêmico: Fábio Lucas

Existem inúmeras modalidades de comunicação e informação, mas é a linguagem humana, como troca de mensagens, a mais universal de todas. A modalidade oral se tornou a mais disseminada, seguindo-se a modalidade escrita, a mais preciosa e requintada na preservação do patrimônio cultural da humanidade, incluindo-se nesse patrimônio a Religião, as Artes e a Ciência (Física e Social). A Academia Paulista denuncia o seu objetivo na própria designação: Academia Paulista de LETRAS. Trata, portanto, da ...
7/2/2016
É MAIS UM CARNAVAL
Acadêmico: Gabriel Chalita

Artigo publicado no Jornal Diário de São Paulo. Há tantas canções que nos embalam nesses dias de folia. Há algumas, de antigamente, que nos trazem nostalgia. De velhos carnavais. De amores que se foram. De sonhos esmaecidos. De inocências que, talvez, tenhamos perdido.
26/3/2015
LÁ SE FOI O "TIO"
Acadêmico: Eros Roberto Grau

Lá se foi Júlio, o "tio". Está lá, no céu --- “uma cidade de férias, férias boas que não acabam mais”, como diz, em um lindo poema, Álvaro Moreyra.
 1     2     3     4     5     6     7     8     9   

 10     11     12     13    14   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.